Vídeo: 134 anos de aquecimento global em 30 segundos

Vídeo: 134 anos de aquecimento global em 30 segundos
21 jan 2015

Esta é para quem ainda duvida do aquecimento global! A Nasa acaba de divulgar, em seu canal no Youtube, vídeo que resume, em apenas 30 segundos, o que aconteceu com a temperatura do planeta entre 1880 e 2014 – e, já avisamos, as novidades não são nada boas.

Veja abaixo!

É isso mesmo que você entendeu! As áreas em azul representam as regiões do planeta que apresentaram média de temperatura abaixo do normal, enquanto as áreas amarelas, laranjas e vermelhas mostram as regiões com temperaturas cada vez mais acima do esperado.

Perceba que as manchas vermelhas – ou seja, o aquecimento global – ficam cada vez mais frequentes após a década de 70, quando teve início a 3ª Revolução Industrial, e só aumentam desde então.

Não é à toa que 2014 foi considerado o ano mais quente da história, desde o início das medições da Nasa, em 1880. A situação é pior em regiões como Rússia, oeste do Alasca, ocidente dos Estados Unidos, parte do litoral australianao, norte da África e quase toda a Europa, mas basta dar uma olhada na animação para perceber que a posição do Brasil também não está das melhores.

Na descrição do vídeo no Youtube, a Nasa deixa claro: desde 1880, a temperatura média do planeta aumentou em 0,8ºC e “grande parte desse aquecimento é reflexo do aumento das emissões humanas de dióxido de carbono e outros gases de efeito estufa”.

E aí? É ou não é hora de tomar vergonha na cara e propor um corte drástico nas emissões globais?

Foto: Divulgação/Nasa



Débora Spitzcovsky
Débora Spitzcovsky

Débora Spitzcovsky é jornalista, formada pela Universidade Metodista de São Paulo e, desde o início da carreira, atua na área da sustentabilidade. Atualmente, é analista de comunicação sobre o tema na Duratex

Observações

  1. Muito bom esse vídeo! Curioso também… vai me ajudar a continuar a minha pesquisa sobre Aquecimento Global. Obrigado e parabéns!

  2. […] – são resultado do aumento do aquecimento global, causado pelas ações do homem. Veja, neste vídeo, o que aconteceu com o clima do planeta no último […]

  3. Seria uma farsa esse papo de aquecimento global?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *