Vai de Bici? Conheça o programa de compartilhamento de bikes do RS

Vai de Bici? Conheça o programa de compartilhamento de bikes do RS
18 jul 2016

Imagina poder economizar dinheiro, fazer exercícios físicos e ainda ajudar o meio ambiente. Essas são as premissas do projeto Vai de Bici, em funcionamento desde maio, no município de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul.

A iniciativa contou com a instalação de 10 estações interligadas, com 10 bicicletas cada, que podem ser utilizadas gratuitamente pela população. O objetivo do projeto, que compõe o Programa Passo Fundo Vai de Bici, é incentivar o uso da bicicleta como rotina na cidade, promovendo hábitos saudáveis e a sustentabilidade. Além disso, foi inaugurada a primeira ciclovia municipal e realizadas campanhas de conscientização sobre mobilidade compartilhada e benefícios do uso de bicicletas.

O secretário de Esportes de Passo Fundo, Gilberto Bellaver, explica o processo de compartilhamento das bicicletas:

“Cada estação tem 10 bicicletas, num total de 100 bicicletas disponíveis para população de forma gratuita. Eles [moradores] fazem credenciamento diretamente no site da empresa que venceu a licitação, usando o CPF e um comprovante de residência. A partir disso, é liberado um login e senha para utilização das bicicletas. A partir disso, é possível retirar a bike na estação e utilizar durante duas horas. Se a pessoa quiser usar por mais tempo, é preciso devolver a bicicleta na estação e deixar a senha inativa por 15 minutos, caso outra pessoa não utilize o equipamento, o usuário poderá retirá-la novamente por mais duas horas”.

Hamilton Sena, sócio-proprietário da Mobhis – Automação Urbana, empresa responsável pela instalação dos bicicletários, explica que além da melhoria na qualidade de vida dos moradores, o projeto Vai de Bici possui um grande impacto na diminuição da emissão de gás carbônico:

“Fazendo os cálculos a partir dos dados que temos atualmente, jogando baixo, temos uma economia de 39,300 quilogramas de CO2 evitados na atmosfera”.

A instalação do projeto teve investimento de R$ 400 mil. A previsão é que cerca de 20 mil pessoas utilizem o serviço por mês. Para realizar o cadastro e utilizar as bicicletas, basta acessar aqui.



Web Rádio Água
Web Rádio Água

A Web Rádio Água é uma ferramenta de comunicação do Centro Internacional de Hidroinformática (CIH), um centro de categoria 2 do Programa Hidrológico Internacional da UNESCO. A WRA opera na produção e difusão de conteúdos em áudio (técnicos e comunitários) dentro das temáticas “Água, Energia e Sustentabilidade”. O projeto dedica-se a ser um espaço colaborativo que possibilita a troca de informações e experiências, para que, a partir da mobilização social, sejam adotadas boas práticas relacionadas à temática água como recurso natural em diferentes cenários da vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *