A usina solar em Israel que funciona à base de vapor de água

A usina solar em Israel que funciona à base de vapor de água
07 fev 2017

Prevista para começar a funcionar em 2018, a usina solar promete abastecer 130 mil famílias israelenses quando começar a operar em sua capacidade máxima. O empreendimento, batizado de Ashalim Solar Thermal Power Station, é o maior projeto de energia solar do país e será responsável pela produção de 10% de toda energia consumida em Israel.

A construção já começou há três anos e o prazo para o início das operações estava previsto para 2017 – mas foi prorrogado para o ano que vem. No total, são 50 mil espelhos espalhados em 740 acres de terreno. Todos eles direcionam os raios solares para uma torre de 250 metros de altura, em que há caldeiras com água. Com o calor do sol, a água ferve e seu vapor movimenta as turbinas da usina.

Esse tipo de usina solar é cada vez mais comum no exterior, uma vez que aproveita o potencial fotovoltaico em larga escala. Estima-se que a torre produzirá 310 megawatts hora, o que representa 1,6% da demanda de toda Israel.

Apesar do projeto ter potencial, ainda precisa comer mais feijão com arroz. A maior usina solar do mundo fica em Dubai e é uma iniciativa privada do Google. Seu tamanho é equivalente a 1.300 campos de futebol (!). 


Share

Jéssica Miwa
Jéssica Miwa

Mãe do Gael, Googler, jornalista e cofundadora do The Greenest Post. Acredita em pequenas ações que podem mudar o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *