Um basta aos descartáveis! Conheça a 1ª cidade do mundo a proibir as cápsulas de café

Um basta aos descartáveis! Conheça a 1ª cidade do mundo a proibir as cápsulas de café
16 nov 2016

Elas são práticas e ganham cada vez mais adeptos mundo afora. Na Europa Ocidental, o consumo de cápsulas de café triplicou desde 2011. Consequentemente, triplicou também a geração de resíduos.

A fim de colocar um fim nessa praga – que, além de tudo, é de difícil reciclagem, por misturar plástico e alumínio -, a cidade de Hamburgo, na Alemanha, resolveu dar o exemplo e se tornou a primeira do mundo a proibir a compra e consumo das cápsulas de café.

Por enquanto, a medida só é válida dentro dos prédios públicos – uma vez que o governo não pode interferir no livre arbítrio dos consumidores. Mas já está dando o que falar, sendo um empurrãozinho e tanto para fomentar o debate sobre o assunto em todo o país.

“Para ter uma ideia do tamanho do desperdício de recursos, são usadas três gramas de plástico para fazer cada cápsula, que leva seis gramas de café. Nós, em Hamburgo, pensamos que isso não deve ser comprado com o dinheiro dos contribuintes”, disse Jan Dube, do Departamento de Meio Ambiente e Energia de Hamburgo, ao The Atlantic. Mais coerente impossível…


Share

Débora Spitzcovsky
Débora Spitzcovsky

Débora Spitzcovsky é jornalista, formada pela Universidade Metodista de São Paulo e, desde o início da carreira, atua na área da sustentabilidade. Atualmente, é analista de comunicação sobre o tema na Duratex

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *