Time formado por refugiados de diferentes países competirá na Olimpíada do Rio

Time formado por refugiados de diferentes países competirá na Olimpíada do Rio
10 mar 2016

Nós, do The Greenest Post, já sabemos para quem vamos torcer nestas Olimpíadas! O COI (Comitê Olímpico Internacional) definiu a participação de mais uma delegação no evento esportivo, que acontece em agosto no Rio de Janeiro. No entanto, não se trata de nenhum país. Ou melhor, trata-se de vários deles.

É a delegação Team Refugee Olympic Athletes (Time dos Atletas Olímpicos Refugiados, em português), que reunirá esportistas refugiados de todo o mundo. São atletas que tiveram que fugir de seus países de origem por motivos de guerra, perseguição política, religiosa e/ou étnica e têm em comum a vontade de reconstruir suas vidas por meio do esporte.

A delegação, que representará os mais de 20 milhões de refugiados que existem atualmente no mundo, será a penúltima a desfilar na cerimônia de abertura dos Jogos, carregando a bandeira olímpica, uma vez que seus integrantes estão despatriados. “Os atletas ficarão na Vila Olímpica e lá encontrarão um lar junto aos outros 11 mil atletas, das 206 delegações olímpicas, que participam do evento”, disse Thomas Bach, presidente do COI, na cerimônia oficial de anúncio. <3

O nome dos atletas que farão parte da delegação de refugiados ainda é um mistério. Segundo a organização do evento, 43 potenciais esportistas já foram identificados e estão passando por processo de triagem. Em junho, a delegação completa – que deve ser formada por até 10 atletas – será divulgada. Ansioso para saber quem serão os atletas escolhidos? Nós também!

LEIA TAMBÉM:
Site coloca refugiados em contato com pessoas dispostas a recebê-los em casa

Foto: Acnur/Emiliano Capozoli



Débora Spitzcovsky
Débora Spitzcovsky

Débora Spitzcovsky é jornalista, formada pela Universidade Metodista de São Paulo e, desde o início da carreira, atua na área da sustentabilidade. Atualmente, é analista de comunicação sobre o tema na Duratex

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *