O destilador (movido a energia solar) que transforma água poluída ou salgada em potável

O destilador (movido a energia solar) que transforma água poluída ou salgada em potável
25 nov 2014

A startup SunDWater criou destilador, movido a energia solar, que transforma água poluída ou salgada em água potável. O conceito foi desenvolvido por Shimon Bem-Dor durante a seca que atingiu Israel em 2009. Hoje o protótipo está instalado próximo ao Mar Morto e é capaz de purificar 400 litros de água por dia.

O baixo custo de sua manutenção é crucial para viabilizar a produção em larga escala. Segundo o CEO da empresa, Shimmy Zimels, “cerca de 97% da água do mundo é salgada ou poluída”. Por isso, aproximadamente um bilhão de pessoas não têm acesso fácil ao recurso, que deveria ser direito básico garantido.

A água é puxada para dentro do dispositivo, que tem 43 metros quadrados e concentra os raios de sol para acelerar a evaporação. O vapor da água é direcionado para um cilindro que a condensa e transforma em água fresca, como sua composição natural. A tecnologia é biomimética pura: o processo é o mesmo que acontece na natureza, a partir da chuva. “Nós apenas usamos a natureza para melhorar ainda mais seu processo”, explica Zimels.

Assista, abaixo, ao vídeo produzido pela startup.

Foto: Divulgação


Share

Jéssica Miwa
Jéssica Miwa

Mãe do Gael, Googler, jornalista e cofundadora do The Greenest Post. Acredita em pequenas ações que podem mudar o mundo.

Observações

  1. Milton Martins Diz: março 4, 2017 at 6:33 am

    Como falar com a diretoria desta empresa. Nome, fone, e-mail etc.

    Fiquei muito interessado no sistema sola que purifica água, dessalizisa, etc.

    Podem informar-me

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *