O sistema que purifica 2 mil litros de água por dia com energia solar (e ainda gera eletricidade para quem não tem)

O sistema que purifica 2 mil litros de água por dia com energia solar (e ainda gera eletricidade para quem não tem)
02 mar 2017

Moradores de continentes como África e Ásia têm dificuldades de encontrar água potável para consumo. Várias iniciativas procuram a melhor forma de promover qualidade de vida para esses países com menor custo benefício. Lembra do dispositivo de US$ 16 que purifica água potável por um ano para uma família inteira?

A novidade agora é da startup Tenkiv’s, que recentemente arrecadou US$ 50 mil, via financiamento coletivo, para aprimorar e produzir em larga escala um sistema capaz de purificar dois mil litros de água por dia com energia solar (e ainda produzir, armazenar  e converter energia para outros usos).  

Localizada na cidade de Sacramento, na Califórnia, o principal objetivo da companhia é democratizar o acesso à água potável e energia renovável.

O grande diferencial da invenção é que, em vez de focar na tecnologia fotovoltaica, ela usa o calor do sol para fazer tudo isso – é a chamada tecnologia térmica solar. De acordo com a empresa, o método custa aproximadamente 1/13 do que um painel solar e 1/5 do que qualquer fonte de combustível fóssil, o que torna a tecnologia viável e escalável.  

Tenkiv Solar Collectors pode distribuir de forma simples e eficiente energia térmica colhida do sol. Seja para esquentar o banho ou fazer chá, não importa. A maior parte das invenções energéticas provém de sistemas complexos e ineficientes que requerem energia para transformar a energia”, explica o siteSerá essa a solução para suprir a necessidade das quatro bilhões de pessoas que sofrem com a falta de água no mundo? Assista ao vídeo abaixo para conhecer melhor a tecnologia!



Jéssica Miwa
Jéssica Miwa

Mãe do Gael, Googler, jornalista e cofundadora do The Greenest Post. Acredita em pequenas ações que podem mudar o mundo.

Observações

  1. Walldemar Sobrinho Diz: abril 20, 2017 at 3:30 pm

    Legal ! Invenção muito interessante que só teria como ser construída em países de Primeiro Mundo e jamais no Brasil. Parabéns aos jovens estrangeiros !

  2. isso é fantastico parabens a todos estes homens de bens e de grande inteligencia

  3. PAULO AFONSO MOURA DE FREITAS Diz: abril 21, 2017 at 9:56 am

    Gostaria de ter maiores informações, e se possível, endereço das empresas que estão desenvolvendo tecnologia de energia solar e purificação de água potável.

  4. Artigo inteligente e bem escrito. Precisamos de mais investimentos para projetos como este! Conteúdo de excelente qualidade,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *