RJ também inclui orgânicos na merenda escolar

RJ também inclui orgânicos na merenda escolar
11 maio 2015

Depois do exemplo de São Paulo, que sancionou lei que obriga a inclusão de alimentos orgânicos na merenda de todas as escolas públicas da capital paulista, é a vez do Rio de Janeiro mostrar que também se preocupa com a qualidade da alimentação dos estudantes da rede pública de ensino.

O secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Arnoldo de Campos, anunciou que, em breve, a merenda das escolas públicas que estão localizadas na capital fluminense serão preparadas, apenas, com produtos orgânicos e agroecológicos, provenientes da agricultura familiar.

Segundo ele, os governos estadual e municipal do Rio de Janeiro já fizeram levantamento a respeito da oferta desse tipo de alimento na região e, em breve, abrirão chamadas públicas para as compras desses produtos. A ideia é introduzir hábitos alimentares mais saudáveis na vida dos estudantes e, assim, influenciar diretamente em sua saúde.

Diferente do que acontece em São Paulo, no entanto, a medida não virou Lei. Trata-se de uma das iniciativas do programa Brasil Orgânico e Sustentável, que o governo brasileiro implantará por conta das Olimpíadas, que acontecem em agosto de 2016, no Rio de Janeiro.

O secretário, no entanto, promete que o cardápio mais saudável nas escolas será mantido, mesmo após o fim da competição. “É um legado. Não têm porque parar de comprar (produtos da agricultura familiar). É um aprendizado que o Estado vai adquirir e vai servir de referência para o Brasil”, disse à Agência Brasil.

Esperamos mesmo que a iniciativa não seja só para estrangeiro ver…

Foto: Divulgação/Centro de Recuperação e Educação Nutricional


Share

Débora Spitzcovsky
Débora Spitzcovsky

Débora Spitzcovsky é jornalista, formada pela Universidade Metodista de São Paulo e, desde o início da carreira, atua na área da sustentabilidade. Atualmente, é analista de comunicação sobre o tema na Duratex

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *