RJ constrói 1º ponto de ônibus com telhado verde (que oferece ervas medicinais à população)

Telhados Verdes, pontos de vans no Vidigal
08 set 2016

A capital fluminense acaba de ganhar seu primeiro ponto de ônibus com teto verdee o mérito é todo da população. Sem qualquer ajuda do governo, cidadãos da região do Morro de Vidigal, onde foi construída a intervenção, uniram-se para dar à cidade seu primeiro telhado verde.

Em troca, vão poder colher ervas medicinais na comunidade sempre que quiserem (e de graça!). Isso porque o teto verde foi preenchido apenas com espécies fitoterápicas, cujas propriedades oferecem uma série de benefícios à saúde.

(LEIA TAMBÉM: 35 plantas medicinais para não tomar remédio toda hora)

O projeto foi idealizado pelo arquiteto local Guto Graciano e pela chef Graça dos Prazeres, especializada em culinária orgânica viva, que contaram com a ajuda de inúmeros voluntários da comunidade para tirar a ideia do papel.

Batizado de Galeria Viva – Telhado Medicional, o espaço é autossuficiente – isto é, não precisa de cuidados da população, uma vez que possui sistema de rega automático a partir de água da chuva – e oferece uma série de benefícios à região. Entre eles, diminuição da temperatura, aumento da umidade relativa do ar e redução da poluição. Sem contar que dá outro ânimo pegar ônibus em meio ao verde, né?

Os moradores ficaram tão felizes com a novidade que até grafitaram o lugar com belíssimas manifestações artísticas, contribuindo para a revitalização de todo o espaço. Que a moda dos tetos verdes pegue por todo o Brasil – a população e as cidades agradecem!

Foto: Divulgação


Share

Débora Spitzcovsky
Débora Spitzcovsky

Débora Spitzcovsky é jornalista, formada pela Universidade Metodista de São Paulo e, desde o início da carreira, atua na área da sustentabilidade. Atualmente, é analista de comunicação sobre o tema na Duratex

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *