Iniciativa que mapeia rios “invisíveis” enterrados embaixo do asfalto chega ao Espírito Santo

Iniciativa que mapeia rios “invisíveis” enterrados embaixo do asfalto chega ao Espírito Santo
21 mar 2016

A iniciativa Rios e Ruas ajudou a redescobrir mais de 300 rios, córregos e riachos em São Paulo, e já atuou em pelo menos doze cidades brasileiras. A nova missão do urbanista José Bueno e do geógrafo Luiz de Campos Junior, que comandam o movimento, é conscientizar as comunidades de Vila Velha, no Espírito Santo, quanto à preservação da Bacia do Rio Aribiri, que devido ao crescimento urbano desordenado de seu entorno está bastante poluída.

Antes dos trabalhos de campo em solos capixabas, o grupo desenvolveu estudos remotos do rio por meio de mapas, fotos e imagens de satélite. “Tivemos a chance de conhecer a nascente no seu estado puro e encontramos um Aribiri extraordinário e desconhecido da população. Ao longo do caminho, começamos a perceber o quanto começa a ser castigado pela ocupação massiva em torno do rio”, explicou José Bueno.

Como parte das atividade desenvolvidas, o grupo formou uma expedição urbana, que envolve a comunidade e alerta para a importância do rio e de suas áreas naturais. Para saber mais sobre a iniciativa, acesse o site.



Web Rádio Água
Web Rádio Água

A Web Rádio Água é uma ferramenta de comunicação do Centro Internacional de Hidroinformática (CIH), um centro de categoria 2 do Programa Hidrológico Internacional da UNESCO. A WRA opera na produção e difusão de conteúdos em áudio (técnicos e comunitários) dentro das temáticas “Água, Energia e Sustentabilidade”. O projeto dedica-se a ser um espaço colaborativo que possibilita a troca de informações e experiências, para que, a partir da mobilização social, sejam adotadas boas práticas relacionadas à temática água como recurso natural em diferentes cenários da vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *