Quer aprender técnicas de bioconstrução para erguer sua própria casa? Ecovila oferece curso!

Quer aprender técnicas de bioconstrução para erguer sua própria casa? Ecovila oferece curso!
30 jun 2017

Ecovila Clareando e o Sítio Pau D’Água, ambas localizadas na cidade de Piracaia, a apenas 90 Km da capital paulista, realizam uma vivência de bioconstrução no final de semana de 29 e 30 de julho. A bioconstrução se baseia no princípio de que é possível construir sua própria casa com um impacto ambiental muito baixo, muitas vezes utilizando técnicas ancestrais.

Durante a oficina, os participantes vão aprender duas técnicas com barro: o pau a pique e o cob. É uma experiência real: os alunos vão ajudar a construir as paredes de uma casa que está sendo erguida no sítio, a partir de diferentes técnicas. Não é necessário ter experiência em nenhuma prática para participar.  “Faz parte da sustentabilidade que as pessoas aprendam a construir suas próprias casas”, afirma o proprietário do Sítio Pau D’Água, Edilson Cazeloto, que vai ministrar a oficina.

Segundo ele, já na chegada, para dar início à imersão, os alunos vão fazer um passeio pelo local para conhecer as casas construídas na ecovila a partir das diferentes técnicas de bioconstrução.

Entre elas, o pau a pique (também conhecido como taipa de mão ou taipa de sopapo), que consiste no entrelaçamento de madeiras verticais fixadas e horizontais, geralmente bambus, que são preenchidas com barro amassado misturado com palha seca. Há também o cob, que gera paredes quase tão resistentes quanto o concreto, que costumam ser feitas somente de barro argiloso adicionado de um pouco de palha e água.

A parte mais gostosa é quando os participantes, juntos, amassam o barro para fazer a massa. Embora use técnicas antigas, a bioconstrução é apontada por especialistas em sustentabilidade como a “arquitetura do futuro“. Além da não agressão ao meio ambiente, uma das grandes vantagens das duas técnicas que serão ensinadas é o conforto térmico. Nos dias de calor, o interior fica sempre fresco. E nos dias frios, fica quentinho, evitando o uso de ar condicionado ou aquecedores.

O valor da oficina, que inclui hospedagem em alojamento coletivo e alimentação e começa às 9h de sábado e termina às 15h de domingo, é de R$ 290. As inscrições podem ser feitas pelo email: cursos@kaminaricomunicacao.com.br. Interessou? Não perca tempo e inscreva-se! As vagas são limitadas.


Share

Jéssica Miwa
Jéssica Miwa

Mãe do Gael, Googler, jornalista e cofundadora do The Greenest Post. Acredita em pequenas ações que podem mudar o mundo.

Observações

  1. Efigenia Diz: julho 3, 2017 at 9:31 am

    Os entreguistas estão no poder ai tudo é possível!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *