Iniciativa produz móveis novos com entulhos gerados pela demolição de casas abandonadas

Iniciativa produz móveis novos com entulhos gerados pela demolição de casas abandonadas
29 abr 2015

Você sabia que cada casa americana produz, em média, 400 toneladas de detritos, quando demolidas? Detroit, localizada em Michigan, nos Estados Unidos, possui cerca de 70 mil casas abandonadas. Isso porque a população encolheu de 1,8 milhão de habitantes, na década de 50, para 700 mil, nos dias de hoje.

Estima-se que entre 50% e 70% do lixo urbano é decorrente da construção civil, o que poderia ser evitado se houvesse mão de obra qualificada para retirar os materiais que podem ser reutilizados.

É exatamente isso que o projeto Reclaim Detroit faz, desde 2011. Além de qualificar pessoas para trabalhar na área e gerar empregos, o grupo promove a reutilização de materiais, reduzindo assim a extração de recursos naturais. Incrível, né? Os materiais recuperados chegam a virar violões que valem US$ 4,5 mil.

“É como uma caça ao tesouro”, conta Craig Varterian, diretor executivo do projeto, em entrevista ao site de notícias Bloomberg. “Leva-se cerca de três dias para retirar os materiais que podem ser reaproveitados de cada casa, antes delas serem derrubadas. Estes materiais são importantes para alimentar novas indústrias locais”, conclui.

Com os “entulhos” se produz de tábuas de corte a móveis novos. A organização ainda revende armários de cozinha, portas, pias, espelhos e outras antiguidades. Porque REUTILIZAR está na moda – e não deve sair de tendência nunca.

Foto: Divulgação


Share

Jéssica Miwa
Jéssica Miwa

Mãe do Gael, Googler, jornalista e cofundadora do The Greenest Post. Acredita em pequenas ações que podem mudar o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *