Projeto instala alimentador de cães em frente ao Campus da UTFPR

Projeto instala alimentador de cães em frente ao Campus da UTFPR
21 set 2017

O crescente número de cães abandonados que circulavam pelas proximidades do Campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Medianeira, uma cidade com pouco mais de 40 mil habitantes, foi o que motivou um grupo de estudantes e professores da instituição a criarem o projeto de extensão universitária “AlimentaCão”.

Um dos destaques foi a instalação de um alimentador em frente ao Campus, que além de funcional (com espaço para disponibilizar água e ração), chama a atenção pelo design inovador: um banco de madeira em formato de osso inspirado em exemplos aplicados na Colômbia e na Turquia. As tarefas de repor a água e a ração duas vezes por dia, e de fazer a limpeza do local, é dividida entre os integrantes do projeto. Mas o trabalho vai além, com ações de sensibilização na universidade e escolas municipais.

“Tentamos trabalhar com as crianças a questão da conscientização, o cuidado dos animais, a questão do abandono. Isso é o que tentamos conversar com eles para que eles possam levar esses ensinamentos para dentro de casa”, explica a presidente do projeto Jéssica Carvalho.

Focado na melhoria da qualidade de vida dos animais, o AlimentaCão se baseia em três objetivos principais: garantir uma alimentação saudável aos cães a partir do fornecimento e distribuição de água e ração; minimizar a reprodução de cães abandonados por meio da castração social, a ser realizada de forma ética e de acordo com os princípios de proteção ao animal; e sensibilizar a comunidade quanto aos problemas causados pela prática do abandono, além da importância de promover o bem estar, cuidado e responsabilidade com os animais indefesos.

O projeto conta com alguns parceiros, mas está aberto para a colaboração de empresas, órgãos públicos e instituições de ensino. Mais informações estão disponíveis nas redes sociais do projeto: Facebook e Instagram.



Web Rádio Água
Web Rádio Água

A Web Rádio Água é uma ferramenta de comunicação do Centro Internacional de Hidroinformática (CIH), um centro de categoria 2 do Programa Hidrológico Internacional da UNESCO. A WRA opera na produção e difusão de conteúdos em áudio (técnicos e comunitários) dentro das temáticas “Água, Energia e Sustentabilidade”. O projeto dedica-se a ser um espaço colaborativo que possibilita a troca de informações e experiências, para que, a partir da mobilização social, sejam adotadas boas práticas relacionadas à temática água como recurso natural em diferentes cenários da vida.

Observações

  1. marcos slobodticov Diz: setembro 21, 2017 at 4:43 pm

    aqui em Rancharia – SP, existe há mais de dois anos um projeto feito com geladeira.
    REforma-se a geladeira e faz abertura, onde se coloca o alimento. Inclusive, todos
    podem colocar ração para o animal na parte interna da geladeira, que automaticamente
    vai caindo dentro do recipiente.

  2. muito boa a iniciativa desses alunos e professores, parabéns

  3. Roberto Macedo Diz: setembro 22, 2017 at 1:00 am

    Já estava perdendo as esperanças nos estudantes, espero que o projeto escola sem partido venha para melhorar ainda mais a conscientização dessa juventude. Exemplos simples como esse valem mais que mil doutrinas comunistas sem pé nem cabeça…mas esse jovens com a idade acabarão entendendo isso…

  4. Nada contra os cães, eu os adoro. Mas não seria mais humano deixar comida para os pobres e carentes pegarem ? Por que não fazer um sopão para os moradores de rua. Cães sem dono na rua nem deveriam existir.

  5. pensem nas crianças, por favor.

  6. Carlos Salemi Diz: setembro 22, 2017 at 12:44 pm

    Aos Alunos e Professores do Campus UTFPR.. Excelente iniciativa de amor aos animais. Tenha a certeza que todos receberão em dobro este carinho. Vcs são pessoas muito especiais na vida de todos eles. Parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *