Nada de prender! Campanha quer construir refúgios naturais para onças ameaçadas de extinção

Nada de prender! Campanha quer construir refúgios naturais para onças ameaçadas de extinção
08 ago 2016

Para viver bem, uma onça necessita de um território de cerca de 100 km². No entanto, esses animais costumam ser confinados em espaços muito menores. Por isso, Muitos apresentam comportamento de profundo estresse (que, inclusive, chega a ser confundido com agressividade), o que é extremamente prejudicial à saúde de qualquer bicho.

Para ajudar a mudar esta realidade, as organizações Ampara Animal, Instituto 100% Animais e ONG Mata Ciliar se uniram para lançar uma campanha de financiamento coletivo: a Toca da Onça, que tem como madrinha ninguém menos do que a atriz e ativista Cléo Pires.

Com os recursos arrecadados, a ação prevê a construção de seis refúgios naturais para as onças que, atualmente, vivem em cativeiros mantidos pela Associação Mata Ciliar, em Jundiaí, interior de São Paulo. Projetados por biólogos, os locais prometem oferecer aos animais mais proteção e qualidade de vida com lagos para nadar, árvores e vegetação natural, entre outros benefícios.

“Conhecendo de perto as necessidades desses animais silvestres entendemos que precisaríamos de ajuda para oferecer a eles maior atenção. Cães e gatos são animais próximos, são de companhia e as pessoas tem afinidade, mas quando se fala de animais silvestres as coisas mudam”, explica a presidente da ONG Ampara Animal, Juliana Camargo.

Para colaborar com a causa e conhecer um pouco mais do projeto, acesse a campanha Toca da Onça do financiamento coletivo.

Foto: Antonio Thomás Koenigkam Oliveira/Creative Commons


Share

Web Rádio Água
Web Rádio Água

A Web Rádio Água é uma ferramenta de comunicação do Centro Internacional de Hidroinformática (CIH), um centro de categoria 2 do Programa Hidrológico Internacional da UNESCO. A WRA opera na produção e difusão de conteúdos em áudio (técnicos e comunitários) dentro das temáticas “Água, Energia e Sustentabilidade”. O projeto dedica-se a ser um espaço colaborativo que possibilita a troca de informações e experiências, para que, a partir da mobilização social, sejam adotadas boas práticas relacionadas à temática água como recurso natural em diferentes cenários da vida.

Observações

  1. celio augusto martins lima Diz: agosto 10, 2016 at 6:05 pm

    Totalmente de acordo!

  2. RolandoLero Diz: agosto 10, 2016 at 10:29 pm

    Iniciativa digna de aplausos . . . Parabéns !

  3. Ronald Weiss Diz: dezembro 17, 2016 at 7:50 am

    Sou contraz Zoologicos. Leos, pumas, tigres, leopoardos querem sentir o cheiro e a libertdade de seu habitat. O que fizeram com a JUMA e aquela ridicula tocha holimpica foi um ASSASSINATO.
    17/12/2016

  4. Tomara que esta iniciativa realmente saia do papel e dê resultados para proteger este animal tão belo da extinção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *