Privada high tech recicla xixi e cocô com energia solar

Privada high tech recicla xixi e cocô com energia solar
12 abr 2014

Nem adianta fazer essa cara: se reciclamos plástico, papel, metal, vidro… Por que não reciclar o que deixamos na privada, quando vamos ao banheiro? É o que propõe o novo vaso sanitário Sol-Char Toilet, desenvolvido pelo americano Karl Linden na Universidade do Colorado, nos Estados Unidos.

A privada recicla, por meio de energia solar, todo xixi e cocô que eliminamos. Como? O vaso é composto por oito espelhos que direcionam o luz do sol para um pequeno orifício, onde ficam os dejetos. Com tanto calor, a temperatura no local pode chegar a até 300ºC, transformando o xixi e cocô em biocarvão.

E o que dá para fazer com biocarvão? Muita coisa: o material pode ser colocado no solo, por exemplo, para adubá-lo ou até mesmo ser usado para cozinhar. Já pensou fazer um churrasquinho usando seu próprio xixi e cocô para assar a carne?

A ideia é levar a privada para países em desenvolvimento, principalmente para regiões que sofrem com a falta de água e saneamento básico. Mas, para isso, Linden ainda precisa encontrar um jeito de viabilizar, economicamente, a fabricação em massa do seu vaso sanitário reciclador. Já pensou ter um desses, um dia, na sua casa?

Foto: GorillaSushi/Creative Commons


Share

Redação
Redação

Também quer ver seu texto publicado no The Greenest Post? Entre em contato com a gente pelo e-mail colabore@thegreenestpost.com!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *