Buscando ser referência no tema, cidade de SP institui por lei Semana da Agricultura Orgânica

Buscando ser referência no tema, cidade de SP institui por lei Semana da Agricultura Orgânica
10 set 2017

Com o objetivo de fomentar o debate sobre agricultura orgânica e fortalecer a cultura da alimentação saudável na cidade, comerciantes, produtores rurais, consumidores e interessados em geral se organizaram para fazer acontecer a 1ª Semana da Agricultura Orgânica de São Carlos.

As atividades incluem visitas de escolas públicas a sítios de produtores orgânicos, construções de hortas orgânicas em escolas municipais, discussão com os produtores rurais sobre cooperativismo, criação da primeira feira exclusivamente orgânica do município e muito mais!

A ideia é abarcar o maior número possível de pessoas de todas as classes sociais e idades para difundir cada vez mais a cultura dos orgânicos na cidade, fortalecendo principalmente os produtores rurais locais. Com isso, a cidade de São Carlos pode se tornar referência no assunto e incentivar a prática em outras cidades do país.

Toda programação da semana pode ser encontrada no site do evento.

A ideia da iniciativa surgiu em outubro de 2016, com o projeto ECOA Orgânicos, uma parceria entre Wikilab Coworking, ONG Veracidade e projeto PorQueNão?, que inclusive é parceiro do The Greenest Post.

Depois de muito trabalho, conseguiu-se, no começo de 2017, instituir por Lei (18.093/2017) a Semana da Agricultura Orgânica de São Carlos, a acontecer anualmente, sempre na segunda semana de setembro.

Com a conquista, os agentes se articularam para criar a programação do evento, contemplando variados temas e públicos para auxiliar na disseminação da agricultura livre de venenos.

Já pensou se outras cidades de animam a replicar a ideia?



Jéssica Miwa
Jéssica Miwa

Mãe do Gael, Googler, jornalista e cofundadora do The Greenest Post. Acredita em pequenas ações que podem mudar o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *