A primeira capital do mundo a proibir TOTALMENTE o uso de carros nas ruas

A primeira capital do mundo a proibir TOTALMENTE o uso de carros nas ruas
11 mar 2016

Não tem choro, nem vela! A prefeitura de Oslo, na Noruega, já anunciou e não pretende voltar atrás: a cidade proibirá a circulação de automóveis em todas as suas ruas. A medida começará a valer em 2019, mas já preocupa os proprietários de carros que moram na capital.

E eles não são poucos! Segundo o governo, cerca de 350 mil pessoas possuem automóveis na cidade. Bem, é bom eles começarem a se habituar a outros meios de transporte.

A prefeitura, claro, não pretende deixar ninguém na mão. O governo promete investir em transporte público e garante que construirá mais de 56 mil quilômetros de ciclovias.

A medida garante à Oslo o título de primeira capital do mundo a proibir carros nas ruas e coloca a cidade no topo do ranking dos municípios mais sustentáveis do planeta. A poluição do ar e o barulho vão diminuir por lá, o trânsito vai melhorar incrivelmente, andar na rua a pé ou de bike será mais seguro e, como consequência, os moradores da cidade ganharão qualidade de vida.

Vale uma visita para Oslo em 2019, nem que seja só de passagem, para ver isso de perto, não? Mas já sabe: vá sem carro! 

Conheça outras 5 cidades do mundo que prometem acabar com o uso de automóveis (mas não tão rápido quanto Oslo).

Foto: Divulgação/Advancing Public Transport



Débora Spitzcovsky
Débora Spitzcovsky

Débora Spitzcovsky é jornalista, formada pela Universidade Metodista de São Paulo e, desde o início da carreira, atua na área da sustentabilidade. Atualmente, é analista de comunicação sobre o tema na Duratex

Observações

  1. Mark Kramer Diz: março 14, 2016 at 8:08 am

    Daqui até lá o prefeito atual será história e o novo, certamente, não será tão extremista.

  2. Rodrigo Cabral de Melo Diz: março 15, 2016 at 11:46 am

    E aprenda a andar de bicicleta carregando uma mala para fazer o trajeto entre o aeroporto e o hotel…

    • “A prefeitura, claro, não pretende deixar ninguém na mão. O governo promete investir em transporte público (…)”

    • Lembre-se que além da bicicleta e do carro, existem outros meios de transporte. A cidade mencionada possui metrô e ônibus de qualidade, que dispensam a necessidade de carros. Quem sabe um dia o Brasil será evoluído o suficiente para chegar a tal ponto. Até lá nos resta andar em veículos individuais que transportam até dez vezes menos que os coletivos.

    • Acho que você não leu todo o texto, mas tem uma parte que fala que a prefeitura vai investir em transporte publico, ou seja, ninguém vai precisar aprender a andar com malas na bicicleta, a não ser que queira!!

    • Claro que terão outras alternativas, imagine se alguem for mudar de quadra e ter que carregar as mudanças nas costas?

    • Ou seja: temos que ter uma enormidade de espaços públicos nas cidades dedicados aos carros para que se vá e volte do aeroporto? E você acha ISSO razoável. Não sei você, mas a maioria das pessoas não vai e volta para o aeroporto todos os dias…

  3. Uma medida sustentável e estratégica!

    O petróleo da Noruega agora poderá ser totalmente exportado, gerando mais renda e investimentos para a população. Sem dúvidas, esse país merece estar onde está, com o IDH primeiro do mundo pela quinta (e provavelmente sexta) vez seguida!

  4. Nem faz tanta diferença…. Na Noruega quase não existe transito. Os 350 mil donos de carro de Oslo não usam no dia-a-dia. Usam mais quando vão viajar.

  5. Vá para Morro de São Paulo, na Bahia. Ter a ideia de como é deliciosa uma cidade sem carros

  6. Se tiver metrô 24 horas então não importa os carros. Sucesso total! *____*

  7. O que dizer de pessoas com mobilidade reduzida, cadeirantes, bengalantes ou usuários de muletas que compraram carros adaptados para melhorar sua qualidade de vida ? ? ? Como fica ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *