Parquinho “verde” quer ensinar brincando sobre sustentabilidade para crianças

Parquinho “verde” quer ensinar brincando sobre sustentabilidade para crianças
14 nov 2016

Que tal uma gangorra que, com o simples movimento das crianças, seja capaz de bombear água de um cisterna para irrigar uma pequena horta? Esta é uma das atrações que fazem parte do projeto Green Park, um parquinho construído com equipamentos e metodologias que permitem ensinar e disseminar (brincando!) a importância das energias renováveis e do reaproveitamento de recursos naturais.

A iniciativa foi idealizada por professores e estudantes da Unila (Universidade Federal da Integração da América-Latina), em Foz do Iguaçu (PR), e conta com apoio da prefeitura local e da Fundação PTI. Além da gangorra, o parquinho possui outras dez atrações com viés sustentável, como casinha ecológica, árvore fotovoltaica, compostagem, biodigestor e estufa.

O objetivo é que este pequeno parque de diversões seja de fácil replicação em outros locais. Para isso, a equipe também está desenvolvendo um conjunto de materiais informativos e experimentos didáticos que visam à aprendizagem sobre sustentabilidade de forma lúdica, interativa e intuitiva.

Entre os recursos estão cartilhas para professores, manuais técnicos sobre a construção dos brinquedos e livros infantis. Em desenvolvimento há mais de um ano, o projeto já foi reconhecido no 13º Congresso Brasileiro de Eficiência Energética, no Prêmio Sanepar de Tecnologias Sustentáveis e no Prêmio Ciclo Verde e tem tudo para ser um sucesso quando começar a funcionar!



Web Rádio Água
Web Rádio Água

A Web Rádio Água é uma ferramenta de comunicação do Centro Internacional de Hidroinformática (CIH), um centro de categoria 2 do Programa Hidrológico Internacional da UNESCO. A WRA opera na produção e difusão de conteúdos em áudio (técnicos e comunitários) dentro das temáticas “Água, Energia e Sustentabilidade”. O projeto dedica-se a ser um espaço colaborativo que possibilita a troca de informações e experiências, para que, a partir da mobilização social, sejam adotadas boas práticas relacionadas à temática água como recurso natural em diferentes cenários da vida.

Observações

  1. Gostaria do contato sobre o projeto deste parquinho. Moro em POA ee sou Arquiteta Paisagista.
    Na frente minha casa tem um terreno que desde que mudei-me para POA( 1973) seria destinado a um praça. A Associção de moradores conseguiu construir com recursos próprios a sua sede, que tem 25% da area do terreno ( somente com a permissaõ de com uso cedido pela prefeitura). Não foi permitido cercar o predio. Hoj soubemos que a prefeitura quer venderr este terreno para uma empresa de ônibus para um depósitio de veículos usados.Um absurdo pois a comunidade usa esta área para lazer. Existe uma parte plana que é um campinho de futebol que é usado até a noite.
    como poderemos conseguir informações para tentar fazer um projeto assim?
    agradeço se me atenderem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *