Para combater poluição, Nova Deli institui Dia Mensal Sem Carro

Para combater poluição, Nova Deli institui Dia Mensal Sem Carro
12 nov 2015

Muitas cidades já perceberam que, além de insustentável, ter muitos carros na rua diminui a qualidade de vida da população e também prejudica sua saúde. Por isso, várias prefeituras estão se organizando para encontrar meios de reduzir o tráfego de veículos particulares e aumentar a aderência (e qualidade!) dos transportes públicos ou meios de transporte não motorizados – como a bicicleta, por exemplo. Confira cinco exemplos de cidades que são referência no assunto!

Além de zonas sem carro já implementadas, a cidade de Nova Deli, na Índia, decretou que no dia 22 de cada mês será “proibido” o uso de carro. Com isso, o governo pretende reduzir o índice de poluição (que é o maior do mundo) e melhorar a saúde de seus 16 milhões de habitantes.

Não há nenhuma punição para quem resolver dirigir nesta data e, por isso mesmo, a diretora executiva do Centro de Ciência e Meio Ambiente da cidade, Anumita Roychowdhury, acredita que a medida não será efetiva.“Para diminuir a poluição é preciso restringir carros por meio de políticas de estacionamento, taxas e escalação de transporte público”, diz.

Mesmo assim, no Dia Mensal Sem Carro, o prefeito de Deli, Arvind Kejriwal, andou de bicicleta, junto com seus colegas políticos e cidadãos, em uma das avenidas mais movimentadas da cidade, para dar o exemplo. “Nós precisamos deixar o carro em casa e usar o transporte público. A poluição em Deli só cresce, é preciso correr, andar de bicicleta — que também faz muito bem para a saúde”, comenta.

Foto:Y’amal/Creative Commons



Jéssica Miwa
Jéssica Miwa

Mãe do Gael, Googler, jornalista e cofundadora do The Greenest Post. Acredita em pequenas ações que podem mudar o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *