Orca é encontrada morta com o estômago cheio de lixo

Orca é encontrada morta com o estômago cheio de lixo
25 jan 2016

Uma orca fêmea foi encontrada no litoral da África do Sul e gerou muita comoção entre banhistas que se uniram para salvá-la. Alguns dias depois do heroico ato, a mesma baleia foi encontrada morta. A autópsia não conseguiu esclarecer ainda o motivo do óbito, mas encontrou muito lixo em seu estômago.

O oceano recebe oito milhões de toneladas de plástico todos os anos e, se mantermos o ritmo atual, em 2050 haverá mais plástico do que peixe em nossos mares. Tudo indica que, em busca de alimento, a baleia ingeriu por engano muito lixo: entre os resíduos, copos plásticos, sola de sapatos e embalagens de alimentos.

Segundo a biologista marinha Gwenith Penry, não é possível afirmar ainda que o lixo consumido foi a causa da morte do animal ou se ele possuía alguma doença. Mesmo assim, a foto e o fato são chocantes.

Orca-encontrada-morta-com-estomago-cheio-lixo-ok1

Já conhecidos como lixões do mundo, os oceanos estão cada vez mais cheios de plástico e outros resíduos que nós jogamos insistentemente na natureza. Estima-se que hoje existam 150 milhões de toneladas de plástico nos mares.

Diversas iniciativas tentam reverter a situação. É o caso da coleção de roupa feita a partir de plástico resgatado do mar e da ONG Ocean Sole, que transforma chinelos velhos encontrados na praia em brinquedos. Mesmo assim, ainda há muita mudança a ser feita!


 


Jéssica Miwa
Jéssica Miwa

Mãe do Gael, Googler, jornalista e cofundadora do The Greenest Post. Acredita em pequenas ações que podem mudar o mundo.

Observações

  1. Es increíble como podemos ser de inconsecuentes al tirar tanta basura y dedeschos sobre todo plásticos a los océanos, sin tener en cuenta el daño causado a las especies que viven en él y que puedan consumirlos al confundir con alimento. No más basuras, ni desechos a los océanos.

  2. Tem filmagem no youtube, mostrando navios de cruzeiros que, na calada da noite, despejam toneladas de lixo em sacos pretos. Coloquei comentário criticando tal atitude e, teve brasileiros que viajam nestes cruzeiros que só não xingou minha mãe por pouco….. escreveram um montão me criticando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *