A ONG que recolhe alimentos que seriam jogados no lixo pelos supermercados e doa a quem precisa

A ONG que recolhe alimentos que seriam jogados no lixo pelos supermercados e doa a quem precisa
22 set 2015

No Canadá, a ONG Moisson Montereal tem se mobilizado, desde 2013, para recolher alimentos que seriam jogados no lixo pelos supermercados e redistribui-los entre aqueles que precisam, na cidade de Montreal.

Em dois anos de projeto, foram 534 toneladas de alimentos “resgatados” pela ONG, entre carnes, pães, frutas e vegetais. O programa tem sido tão bem sucedido que a organização pretende abranger novas regiões, próximas à cidade. Estima-se que 4,2 milhões de dólares foram economizados graças ao projeto.

Aproximadamente, 1,3 bilhão de comida (boa) é jogada no lixo todos os anos, segundo a ONU. O que significa que ⅓ da produção mundial vai para o lixo.

Os idealizadores da ONG Moisson Montereal não estão sozinhos! Em Nova York, por exemplo, um grupo de jovens estudantes recolhe a comida que sobra dos restaurantes para distribuir entre moradores em situação de rua. Na França, supermercados já foram proibidos de jogar comida fora. Em Londres, mercado comunitário vende produtos próximo à data de validade para pessoas desempregadas e, na Espanha, geladeira pública evita desperdício de alimentos. Ufa, quanta inspiração, não?


Share

Jéssica Miwa
Jéssica Miwa

Mãe do Gael, Googler, jornalista e cofundadora do The Greenest Post. Acredita em pequenas ações que podem mudar o mundo.

Observações

  1. Ola gostei muito do seu trabalho e moro numa comunidade em que o desperdicio é nitido. Quero mudar isso e precido da sua ajuda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *