1ª onça-pintada reproduzida em cativeiro no PR para evitar extinção ganha nome escolhido pela população

1ª onça-pintada reproduzida em cativeiro no PR para evitar extinção ganha nome escolhido pela população
28 ago 2017

A oncinha nascida no Refúgio Biológico Bela Vista, em Foz do Iguaçu, no Paraná, fruto de mais de 14 anos de trabalho por parte da equipe, já tem nome: Cacau. A escolha ocorreu por meio de um concurso virtual que envolveu mais de 1,3 mil sugestões de internautas de todo o Brasil.

O nome vencedor teve 70% de aprovação e foi uma sugestão da dona de casa Meiriele Ribeiro. A madrinha da bebê onça é de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, e conta que a ideia do nome veio de uma lembrança de infância – o que tornou sua escolha ainda mais especial. “Eu tinha uma gatinha e a semelhança dela com essa oncinha é muito grande. Então, na hora que eu vi que poderia sugerir um nome pelas redes sociais, na hora veio na minha cabeça esse nome – e deu certo”, conta Meiriele.

Na votação popular, Cacau (20.322 votos) superou Gaia (3.474), Jade (2.030), Amora (1.873) e Bela (1.166).

Para oficializar o registro, Cacau recebeu um bolo de carne congelada e uma nova decoração no recinto, em uma cerimônia linda que respeitou todos os protocolos ambientais.

A reprodução aconteceu três meses após a aproximação dos pais da oncinha, Valente e Nina. A rapidez com que a gestação aconteceu foi uma surpresa para os profissionais envolvidos no projeto, uma vez que a expectativa era de que os primeiros filhotes chegassem após um ano.

Em abril, a oncinha foi solta pela primeira vez no Refúgio para que pudesse escalar árvores e aprender a nadar e caçar com a mãe. Cacau foi a primeira onça-pintada a ser reproduzida no Paraná, a fim de evitar a extinção da espécie, e desde o início há grande preocupação da equipe do Refúgio em oferecer condições para que a filhote viva em ambiente o mais próximo possível do natural.

Você aprovou o nome?


 

Share

Web Rádio Água
Web Rádio Água

A Web Rádio Água é uma ferramenta de comunicação do Centro Internacional de Hidroinformática (CIH), um centro de categoria 2 do Programa Hidrológico Internacional da UNESCO. A WRA opera na produção e difusão de conteúdos em áudio (técnicos e comunitários) dentro das temáticas “Água, Energia e Sustentabilidade”. O projeto dedica-se a ser um espaço colaborativo que possibilita a troca de informações e experiências, para que, a partir da mobilização social, sejam adotadas boas práticas relacionadas à temática água como recurso natural em diferentes cenários da vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *