Para fazer em casa! Chef ensina receitas simples e saudáveis de comida japonesa vegetariana

Para fazer em casa! Chef ensina receitas simples e saudáveis de comida japonesa vegetariana
28 nov 2017

Durante 1,2 mil anos, a carne vermelha foi proibida no Japão, o que fez com que o país desenvolvesse uma rica culinária vegetariana no dia a dia, que os imigrantes trouxeram para o Brasil. Em 3 de dezembro, a chef Marlene Fukushima, proprietária do buffet Hanayori, desvenda esse universo na Oficina de Comida Japonesa Vegetariana, em que compartilhará o preparo de 8 pratos típicos do país asiático que não usam carne, além de serem deliciosos e superfáceis de fazer.

São eles: inarizushi (sushi caseiro), gohan (arroz japonês), missoshiru (sopa de pasta de soja), sunomono (entrada) de repolho agridoce, kinpira takenoko (broto de bambu levemente refogado), yakinasu (berinjela japonesa grelhada ou frita), tofu steak e, para a sobremesa, kanten (gelatina japonesa a base de algas) com frutas. “Inclusive aqueles que não são vegetarianos podem participar. Garanto que eles nem sentirão falta da carne”, diz Marlene.

A oficina ainda contará com um convidado especial: o educador Edson Hiroshi, idealizador da Ecovila Clareando, que vai falar sobre os benefícios da alimentação japonesa na saúde. Segundo ele, os ingredientes usados na culinária asiática fazem muito bem ao corpo. A soja fermentada, por exemplo, é rica em proteínas, ferro e cálcio e ainda por cima não é muito calórica. Já o broto de bambu possui propriedades anticancerígenas e rejuvenescedoras, enquanto a berinjela é um poderoso antioxidante, que ajuda a evitar danos nas células do cérebro. E, como se não bastasse, tem ainda o kanten (ou agar-agar) que é uma rica fonte de cálcio, ferro e fibras, além de não conter açúcar, gordura e nem carboidratos.

“A comida japonesa caseira é a materialização do que chamamos de comfort food. São pratos simples, com ingredientes da estação, em pequena quantidade e bastante variadade, que alimentam o corpo e a alma”, conclui Marlene, que aprendeu a cozinhar com a mãe, ainda menina.

 


Oficina de Comida Japonesa Vegetariana
Quando? 3 de dezembro
Que horas? Das 8h às 13h
Onde? Rua Primeiro de Janeiro, 53, Vila Clementino, São Paulo/SP. Ao lado da estação Santa Cruz do metrô
Quanto? R$ 290, com ingredientes, apostila e almoço de confraternização inclusos
Para se inscrever, é só mandar e-mail para cursos@kaminaricomunicacao.com.br



Jéssica Miwa
Jéssica Miwa

Mãe do Gael, Googler, jornalista e cofundadora do The Greenest Post. Acredita em pequenas ações que podem mudar o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *