Nova técnica de produção de energia no mar pode abastecer mundo todo

Nova técnica de produção de energia no mar pode abastecer mundo todo
30 jun 2014

Hawaii sempre teve problemas energéticos e, não por acaso, foi lá onde surgiu a tecnologia que promete produzir energia suficiente para abastecer o mundo inteiro – e ainda estocar para casos de emergência. Hoje, a principal fonte de energia local é a queima de combustível fóssil.

O Laboratório de Energia Natural de Hawaii é capaz de bombear 53 mil litros de água gelada por minuto. Esta água é usada para diferentes razões econômicas, como criação de cavalos-marinhos, por exemplo. Mas pode ter um propósito ainda mais desafiador: produção de energia por meio das diferenças térmicas da água do mar, com uma técnica batizada OTEC – Conversão de Energia Térmica do Oceano, desenvolvida no local.

Em entrevista para o site MNN, o dr. Joseph Huang, cientista do Instituto Nacional de Administração Oceânica e Atmosférica, afirma que se pudéssemos usar um por cento da energia gerada pela OTEC, o potencial é enorme: mais de 100 a 1.000 vezes o consumo mundial. “Não há nenhuma outra forma de produzir energia renovável que se compare à OTEC”, completa.

O principal desafio é o investimento. Para produzir 100 MW é necessário um bilhão de dólares – o que não está fácil de conseguir. A plataforma de demonstração está pronta desde 2011 e tem a capacidade instalada de 100KW, mas a turbina necessária para seu funcionamento deve chegar apenas este ano.

Assista ao vídeo em que o engenheiro Robert Loudon explica como funcionará a plataforma de demonstração.

Foto: philipgibbs/Creative Commons


Share

Jéssica Miwa
Jéssica Miwa

Mãe do Gael, Googler, jornalista e cofundadora do The Greenest Post. Acredita em pequenas ações que podem mudar o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *