Oceanos vão ter mais plástico do que peixes em 2050, diz estudo

Oceanos vão ter mais plástico do que peixes em 2050, diz estudo
22 jan 2016

Já conhecidos como lixões do mundo, os oceanos estão cada vez mais cheios de plástico e outros resíduos que nós jogamos insistentemente na natureza. Estima-se que hoje existam 150 milhões de toneladas de plástico nos mares. Diversas iniciativas tentam reverter a situação. É o caso da coleção de roupa feita a partir de plástico resgatado do mar e da ONG Ocean Sole, que transforma chinelos velhos encontrados na praia em brinquedos.

Mesmo assim, se nossos hábitos não mudarem — com urgência! —, o oceano terá mais plástico do que peixes até o ano de 2050. É o que diz o estudo realizado pela Fundação Ellen MacArthur, em parceria com a McKinsey. A pesquisa foi divulgado no Fórum Global de Economia.

Segundo o documento, atualmente despejamos oito milhões de toneladas de plástico nos oceanos por ano — o equivalente a um caminhão de lixo por minuto. Esse número tende a piorar ano a ano. Em 2030 será o dobro e, em 2050, o quádruplo (!).

Não precisa nem dizer que todo esse lixo fora de lugar acaba impactando negativamente o ecossistema aquático. Imagina o quanto de plástico é ingerido acidentalmente por animais marinhos (muitas vezes também consumidos por nós!). Um ciclo extremamente nocivo à saúdenossa e do planeta!

Foto: epSos .de/Creative Commons


 

Share

Jéssica Miwa
Jéssica Miwa

Mãe do Gael, Googler, jornalista e cofundadora do The Greenest Post. Acredita em pequenas ações que podem mudar o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *