O supermercado que cultiva ervas e temperos orgânicos dentro da loja — você colhe logo antes de levar para casa

O supermercado que cultiva ervas e temperos orgânicos dentro da loja — você colhe logo antes de levar para casa
31 mar 2016

Imagine só: você está fazendo compras e lembra que precisa de um manjericão, hortelã ou uma salsinha. Estica o braço dentro da estufa e colhe, na hora, o que precisa levar para casa. Simples assim! Fresco, saudável, prático e sustentável. Essa é a ideia da rede de supermercados Metro, em Berlim: uma fazenda interna que cultivará ervas e temperos localmente, sem uso de pesticidas.

Infarm, a empresa por trás do projeto tecnológico, garante que o modelo é eficiente e pode finalmente tornar uma fazenda orgânica interna acessível em larga escala. A instalação da loja de Berlim é o primeiro teste, que se bem sucedido será aplicado nas demais lojas da rede Metro.

Para tornar a tecnologia o mais eficiente possível, a Infarm utiliza cada centímetro disponível para o cultivo. “Não há desperdício de espaço ou de energia”, explica Guy Galonska, cofundador da startup. Entre os benefícios da tecnologia estão o cultivo local e rápido, a economia de espaço, a não necessidade de transporte e o uso reduzido de água e fertilizantes.

Apesar do cultivo do atual protótipo estar focado em ervas e temperos, o supermercado planeja lançar um espaço com a mesma tecnologia para criar tomates e pimentões. A rede de supermercado americana WholeFoods já é adepta do conceito de produção local e produz 150 toneladas de alimentos todos os anos.

Fazendas verticais urbanas são tendência no mundo inteiro. No Japão, é possível cultivar verduras 2,5 vezes mais rápido utilizando luz de LED.

Assista, abaixo, ao vídeo que conta mais sobre a iniciativa da rede Metro, em Berlim.


Share

Jéssica Miwa
Jéssica Miwa

Mãe do Gael, Googler, jornalista e cofundadora do The Greenest Post. Acredita em pequenas ações que podem mudar o mundo.

Observações

  1. Wanda Maria Carlier Diz: abril 10, 2016 at 12:23 am

    Amei a ideia da horta orgânica, uma ideia brilhante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *