O painel solar que pode ser instalado em qualquer bike para produzir energia

O painel solar que pode ser instalado em qualquer bike para produzir energia
16 abr 2015

Bicicletas elétricas movidas a energia solar não são lá uma novidade. Mas, na Itália, designers desenvolveram um painel fotovoltaico inovador, que pode ser instalado em qualquer bike, transformando todas as magrelas em potenciais focos de geração de energia limpa. Em outras palavras, ficar sem bateria no celular enquanto pedala virou coisa do passado!

O segredo do Weely, como foi batizada a invenção, está na roda: a placa solar é instalada no aro da bike. Sendo assim, para ter uma bicicleta que produz energia solar, o ciclista “só” precisa trocar as rodas da bicicleta.

Ok, bacana. Mas para onde vai a eletricidade gerada pela engenhoca? Diretamente para os seus gadgetscomo celular, iPod ou câmera digital! É que o Weely possui entrada USB: basta conectar um eletrônico no dispositivo para que ele comece a ser carregado pela energia elétrica gerada pela magrela. A invenção também pode ser usada para recarregar bikes elétricas, sem a necessidade de uma tomada.

Curtiu? Por enquanto, o Weely não está sendo vendido para o público, mas seus criadores já estão à procura de investidores para lançar a novidade no mercado – que deve custar cerca de 200 euros (ou R$ 650 reais). Até mesmo uma campanha de crowdfunding está sendo estudada… Você ajudaria a patrocinar a ideia?

Foto: Divulgação/Weely 



Débora Spitzcovsky
Débora Spitzcovsky

Débora Spitzcovsky é jornalista, formada pela Universidade Metodista de São Paulo e, desde o início da carreira, atua na área da sustentabilidade. Atualmente, é analista de comunicação sobre o tema na Duratex

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *