O abrigo para animais abandonados do RJ que será cuidado por moradores em situação de rua que também possuem bichinhos

O abrigo para animais abandonados do RJ que será cuidado por moradores em situação de rua que também possuem bichinhos
13 jun 2017

Não raras vezes, encontramos pelas calçadas das cidades moradores em situação de rua que possuem animais de estimação. São pessoas que vivem em estado de extrema dificuldade e ainda assim escolhem dividir o pouco que têm com seus bichinhos – seja uma garrafa de água, um sanduíche, um cobertor ou ainda um papelão.

E quem mais confiável e apaixonado do que uma pessoa dessas para cuidar com amor e dedicação de um abrigo para animais abandonados?

A sacada foi do jornalista norte-americado Glenn Greenwaldfamoso, inclusive, por denunciar o uso de espionagem pelo governo dos EUA no caso de Edward Snowden – e seu marido brasileiro, David Miranda. Os dois estão com uma campanha de financiamento coletivo aberta no GoFundMe, que visa arrecadar US$ 200 mil para a construção de um abrigo para animais abandonados que será cuidado por pessoas em situação de rua que possuem bichos de estimação.

O projeto trabalhará em parceria com dois grupos de voluntários: um formado por veterinários, que visa cuidar dos animais abandonados e prepará-los para adoção, e outro constituído por profissionais especializados em ajudar pessoas a sair da situação de rua, como psicólogos, assistentes sociais e educadores financeiros.

Isso porque a ideia é que os moradores em situação de rua contratados para trabalhar no abrigo fiquem empregados por lá temporariamente, até terem condição de conseguir um emprego permanente e darem sua vaga para uma outra pessoa em situação de rua que tenha o perfil. Para tanto, ao serem contratados pelo abrigo, receberão moradia temporária, roupas novas e acompanhamento necessário para sua inclusão no mercado de trabalho. Bem bacana, não?

A ideia surgiu em 2015, quando Glenn, apaixonado por animais, resolveu estudar a fundo a relação das pessoas em situação de rua com seus bichos de estimação. O trabalho do jornalista resultou em um curta-metragem sobre o assunto, chamado Birdie, e inspirou-o a lançar a campanha de financiamento coletivo para a construção do abrigo. Quer saber mais a respeito da ideia? Assista ao vídeo abaixo!



Débora Spitzcovsky
Débora Spitzcovsky

Débora Spitzcovsky é jornalista, formada pela Universidade Metodista de São Paulo e, desde o início da carreira, atua na área da sustentabilidade. Atualmente, é analista de comunicação sobre o tema na Duratex

Observações

  1. Roberto Maio Diz: junho 14, 2017 at 7:04 pm

    Excelente ideia! Terá apoio total da população! Apenas vou deixar de comer churrasquinho na rua por precaução, por uns tempos!

  2. Eduardo B CHAVES Diz: junho 14, 2017 at 9:27 pm

    Mendigos só têm bichos de estimação para protege-los.

  3. José de Queiroz Lima Diz: junho 14, 2017 at 9:42 pm

    Parabéns para estes dois meninos de muito bom coração. Ter esta ideia muito importante, tomara que o mundo inteiro copie esta ideia, só assim os animais sofredores de rua, tenha um pouco mais de amor.

  4. José de Queiroz Lima Diz: junho 14, 2017 at 9:46 pm

    Se eu pudesse acolheria todos animais de rua.

  5. roberto donato Diz: junho 15, 2017 at 8:25 am

    A ideia é excelente e traz de volta a possibilidade de socializar homens e mulheres que por algum motivo psicologico ou economico foram arrastdos para as ruas.Parabéns…

  6. Isso é maravilhoso e emocionante, se todos se unirem claro que dará certo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *