Noruega paga moradores que se locomovem com bike

Noruega paga moradores que se locomovem com bike
30 out 2014

Quem optou por deixar o carro em casa e passou pela principal avenida da cidade norueguesa Lillestrøm de bike ou a pé se deu bem! É que a prefeitura realizou ação para premiar financeiramente quem se locomove de forma mais sustentável pelas ruas do município.

Chamada de Pedágio Inverso, a intervenção foi surpresa. Pedestres e ciclistas que passavam pela avenida principal de Lillestrøm foram abordados por policiais locais – e comemoraram ao descobrir que ganhariam uma quantia similar a R$ 35, simplesmente, por abrir mão do carro na hora de se locomover pela cidade.

A ação durou, apenas, algumas horas, mas o governo acredita que foi suficiente para fazer a população refletir sobre seus hábitos de mobilidadee, claro, mudá-los (nem que seja só para esperar a próxima intervenção-surpresa da prefeitura para remunerar pedestres e ciclistas). Você aprova a iniciativa?

Foto: Benjamin Linh VU/Creative Commons


Share

Débora Spitzcovsky
Débora Spitzcovsky

Débora Spitzcovsky é jornalista, formada pela Universidade Metodista de São Paulo e, desde o início da carreira, atua na área da sustentabilidade. Atualmente, é analista de comunicação sobre o tema na Duratex

Observações

  1. JOÃO ALVES DE ALMEIDA FILHO Diz: fevereiro 7, 2015 at 3:11 pm

    Sim!! Claro que aprovo a bicicleta como transporte público. Aqui em São Paulo está longe disso acontecer.

    • JOÃO ALVES DE ALMEIDA FILHO Diz: fevereiro 7, 2015 at 3:22 pm

      Já tive duas bikes, mas fui roubado. Desejaria que uma empresa me doasse uma bike, tenho 64 anos de idade, preciso me locomover, todas as manhãs, faço maratona com minha esposa, é uma maravilha,
      preciso de uma bike, me ajudem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *