No RJ, passageiros podem trocar lixo reciclável por passagem de BRT

No RJ, passageiros podem trocar lixo reciclável por passagem de BRT
26 out 2015

Enquanto, em São Paulo, uma máquina instalada no metrô troca recicláveis por créditos para usar o transporte público, no Rio de Janeiro, os cidadãos ganham passe livre no BRT (Transporte Rápido por Ônibus) ao doar PETs e latas de alumínio para reciclagem.

Funciona assim: os passageiros depositam os recicláveis numa máquina, instalada no Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, e informam seu CPF. A cada 4 itens doados, ganham um cartão RioCard com carga suficiente para uma passagem de BRT (que custa R$ 3,40).

Cada CPF tem direito a retirar dois RioCards por dia. Após o uso, os cartões podem ser recarregados normalmente nas unidades do Bilhete Único Carioca para outras viagens ou, ainda, trocados por R$ 1 em qualquer bilheteria do BRT.

A ideia de trocar recicláveis por algum benefício – como livros e frutas e verduras, além de descontos na conta de luz – populariza-se cada vez mais no Brasil, sedimentando a cultura da coleta seletiva no país.

Nós amamos iniciativas como esta da estação de BRT do Rio de Janeiro. E você?

Foto: Divulgação


Share

Redação
Redação

Também quer ver seu texto publicado no The Greenest Post? Entre em contato com a gente pelo e-mail colabore@thegreenestpost.com!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *