Na Itália, restaurantes que doam comida aos sem-teto terão redução de imposto

17.11.2013 ZDJECIA WIZERUNKOWE DLA RESTAURACJI BURGER KITCHEN TOMKA WOZNIAKA , FOT. MARCIN KLABAN
18 mar 2016

Enquanto, no Brasil, a legislação desincentiva os estabelecimentos a doar a comida (boa!) que jogariam no lixo, na Itália o governo toma o sentido contrário e ensaia oferecer redução de imposto para os restaurante que oferecerem esses alimentos a pessoas necessitadas, como moradores em situação de rua.

A medida deve ser votada, em breve, pelo parlamento, mas tudo indica que será aprovada, uma vez que todos os partidos do país já se declararam favoráveis à ideia. Atualmente, na França, cerca de 5,1 toneladas de comida boa são desperdiçadas anualmente, o que representa € 1,2 milhão na lata do lixo.

Se aprovada, a nova Lei ainda vai alterar algumas normas do país relacionadas à segurança alimentar, permitindo que alimentos fora do prazo de validade também sejam doados a pessoas necessitadas – desde que ainda apresentem boas condições para consumo, claro. A ideia tem se tornado cada vez mais uma tendência na Europa. Já ouviu falar no supermercado da Dinamarca que só vende comida vencida (e com desconto)?

Que a ideia se espalhe cada vez mais mundo afora. Chega de tanto desperdício, enquanto há tantos passando fome, né?

Foto: Divulgação/KangarooBarandKitchen

LEIA TAMBÉM:
França proíbe supermercados de jogar comida no lixo


Share

Débora Spitzcovsky
Débora Spitzcovsky

Débora Spitzcovsky é jornalista, formada pela Universidade Metodista de São Paulo e, desde o início da carreira, atua na área da sustentabilidade. Atualmente, é analista de comunicação sobre o tema na Duratex

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *