Fazendeiro cria técnica para produzir móveis com cocô de vaca (e ainda gerar energia)

Fazendeiro cria técnica para produzir móveis com cocô de vaca (e ainda gerar energia)
13 maio 2016

O consumo de carne vermelha e laticínios não para de crescer mundo afora. Como consequência, muito cocô de vaca está sendo produzido. O que fazer com todo esse resíduo? Um fazendeiro italiano, chamado Gianantonio Locatelli, decidiu apostar na ideia de produzir móveis e objetos de decoração utilizando o material, cá entre nós, não muito usual – mas bastante abundante em sua fazenda.

Batizado de Merdacotta, uma brincadeira com as palavras terracotta e merda, o material não cheira mal. Após passar por processo químico que extrai o metano do cocô para produzir energia, o resíduo é misturado com palha e argila para ser moldado.

“O conceito chave por trás do projeto é enxergar o material como algo rico e cheio de possibilidades sustentáveis — e não lixo”, explica Luca Cipelletti, designer de produtos e parceiro de Gianantonio. As possibilidades são infinitas: de vasos de flores até vasos sanitários.

Você usaria os objetos para decorar sua casa?



Jéssica Miwa
Jéssica Miwa

Mãe do Gael, Googler, jornalista e cofundadora do The Greenest Post. Acredita em pequenas ações que podem mudar o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *