A fazenda que só produz alimentos orgânicos (e contrata apenas moradores de rua)

A fazenda que só produz alimentos orgânicos (e contrata apenas moradores de rua)
01 set 2016

Na cidade de Atlanta, nos Estados Unidos, existe uma horta orgânica cultivada por moradores em situação de rua – simples, mas muito produtiva – que é usada para abastecer o local. Também já contamos por aqui, no The Greenest Post, sobre a horta cultivada pelos sem-teto em um abrigo da cidade de São Paulo.  

Na mesma linha dessas duas lindas iniciativas, a Verde Community Farmers Market, organização localizada em Miami, se uniu a estabelecimentos locais para gerar empregos para a população em situação de rua em hortas orgânicas. Os alimentos produzidos são destinados à venda e preparo de refeições em restaurantes locais.

Todo o investimento é voltado para treinamento e contratação dos sem-teto e para a manutenção do espaço onde são cultivados os alimentos: uma fazenda de 22 acres, que costumava ser uma base militar até 1992, quando houve o furacão Andrew nos Estados Unidos. Estima-se que, até o momento, com oito anos de funcionamento, a iniciativa já tenha beneficiado dez mil pessoas, sendo que 145 famílias têm a horta como sua principal fonte de renda.

Muitos dos trabalhadores tem pouca ou nenhuma experiência de trabalho e está é uma ótima oportunidade para aprender uma nova habilidade. Para Alma Santos e sua filha de 14 anos, que moraram e trabalharam na fazenda, a oportunidade “mudou para sempre” suas vidas e ainda tornou possível ajudar o próximo.

Apesar de existir desde 2008, foi apenas em 2014 que a Verde Community Farmers Market conquistou o selo de plantação orgânica. Toda a experiência da transação, manutenção e sustento da horta é compartilhada com pessoas que se interessam pelo tema e querem fazer uma visita. Não tem segredo, apenas o objetivo de tornar a ideia escalável. Para quem ficou interessado e tiver a oportunidade de ir para Miami, este é o endereço: 12690 SW 280th Street, Homestead, FL 33033.


Share

Jéssica Miwa
Jéssica Miwa

Mãe do Gael, Googler, jornalista e cofundadora do The Greenest Post. Acredita em pequenas ações que podem mudar o mundo.

Observações

  1. Que sirva de exemplo para a outros países. Como Brasil que tem muita terra bom clima e muitos sem trabalho.

  2. jesse alexandria Diz: setembro 6, 2016 at 8:59 pm

    Oi meu nome é Jesse e eu gostaria de saber se precisa botar a coroa do abacaxi na água antes de plantar na terra

  3. Este é um projeto que imaginava para este país chamado Brasil. Mas nunca imaginei que um dia eu seria uma pessoa de rua. Preciso de muita ajuda depois de sofrer violência doméstica. Eu tinha uma linda casa e hoje estou na rua neste país, sem ter um único brasileiro que me ajude. Muita depressão e tristeza infelizmente. Se você pode me ajudar, por favor, o meu e-mail é fatimacolibri@hotmail.com. O mundo precisa de pessoas como vocês. Muito obrigado. Felz ano Novo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *