Gastos com saúde animal podem dar desconto no Imposto de Renda

Gastos com saúde animal podem dar desconto no Imposto de Renda
25 nov 2014

Despesas com saúde humana – como hospitalização e plano de saúde – já podem ser descontadas, por lei, do Imposto de Renda. Mas, em breve, gastos com a saúde dos animais também podem render descontos no IR. Pelo menos, essa é a proposta da vereadora Denise Max, que atua no município de Uberaba, em Minas Gerais.

Conhecida por lutar pela causa animal, Denise anunciou, na Câmara Municipal de Uberaba, a intenção de criar Projeto de Lei que prevê que as despesas que os contribuintes têm com a saúde de seus bichos de estimação sejam abatidas no Imposto de Renda. Basta apresentar os recibos do tratamento.

De acordo com a vereadora, a medida incentivará os tutotes de animais a dar maior assistência aos bichinhos, diminuindo as ocorrências de maus tratos que, por vezes, não acontecem por maldade, mas sim por falta de condições financeiras.

Para conseguir viabilizar e tramitar a proposta em âmbito federal, a vereadora solicitou a realização de estudos técnicos e planeja entrar em contato com os deputados federais Marcos Montes e Aelton Freitas, também envolvidos com a causa animal. E aí, você é a favor da proposta?

Foto: kidkaitou/Creative Commons



Débora Spitzcovsky
Débora Spitzcovsky

Débora Spitzcovsky é jornalista, formada pela Universidade Metodista de São Paulo e, desde o início da carreira, atua na área da sustentabilidade. Atualmente, é analista de comunicação sobre o tema na Duratex

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *