Metrô de Londres abastecerá estação com energia gerada pelo freio dos trens

Metrô de Londres abastecerá estação com energia gerada pelo freio dos trens
20 out 2015

Praticamente tudo é energia e pode ser transformado em eletricidade (limpa). Partindo deste princípio, o metrô de Londres pretende transformar parte da energia perdida no freio dos trens em eletricidade e economizar na sua conta de luz. Aplicado em larga escala, como no metrô de Londres, o método pode ter resultados rápidos.

Para fazer um teste, pesquisadores instalaram equipamentos na Estação Cloudeslry Road, na linha Victoria, durante uma semana. No final do período, foi capturada energia suficiente para abastecer a Estação Holborn por dois dias.

A iniciativa pode poupar 1MWH por dia, o que é suficiente para abastecer 104 casa por um ano. Para o metrô de Londres, isso representa 5% de sua conta de luz e uma economia de 6 milhões de libras por ano.

O projeto faz parte do Plano de Transporte de Londres, que pretende tornar o transporte público mais eficiente — com menor pegada de carbono. Boas iniciativas na Europa não faltam… Já escrevemos, aqui no The Greenest Post, sobre o metrô da França, que gera energia com os passos de passageiros. Lembra?

Foto: Matthias Rhomberg/Creative Commons



Jéssica Miwa
Jéssica Miwa

Mãe do Gael, Googler, jornalista e cofundadora do The Greenest Post. Acredita em pequenas ações que podem mudar o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *