Médico se disfarça de morador de rua para atender os sem-teto de sua cidade

Médico se disfarça de morador de rua para atender os sem-teto de sua cidade
20 out 2014

“A saúde do meu doente será minha primeira preocupação”, diz uma das frases do Juramento de Hipócrates, feito por todos os estudantes de medicina. Apesar disso, tem muito médico por aí que coloca dinheiro e vaidade à frente do bem-estar dos pacientes. Mas não o Dr. Jim Withers.

Morador da cidade de Pittsburgh, nos EUA, desde 1992 ele deixa o jaleco de lado durante as madrugadas e vai às ruas disfarçado, junto com um amigo que já foi sem-teto, para prestar atendimento médico aos moradores em situação de rua. O disfarce foi o jeito que Dr. Withers encontrou para se aproximar dos desabrigados e ganhar sua confiança.

E deu certo! A experiência que o médico adquiriu vivendo por algumas noites como ‘sem-teto-enfermeiro’ o ajudou a criar, em 1993, o Movimento Global de Medicina de Rua, que ensina o caminho das pedras para médicos e estudantes de medicina interessados em ajudar moradores em situação de rua, exclusivamente pelo amor à profissão (e ao próximo).

Em menos de 1 ano, Dr. Withers inspirou 80 grupos ao redor do mundo a praticar a medicina de rua em suas cidades. O movimento ganhou tanta força que, em 2008, fundou-se oficialmente o Instituto de Medicina de Rua, que assessora inúmeras equipes de voluntários espalhadas pelos EUA, América do Sul, América Central, África, Ásia e Europa.

Atualmente, Dr. Withers não mais se disfarça de mendigo para ir às ruas – afinal virou celebridade, inclusive entre os sem-teto. Mas  as experiências que viveu durante aquele período ainda estão bem vivas dentro dele e devem virar livro em breve. Que sua história inspire mais e mais médicos a levar um pouco de conforto aos moradores em situação de rua.

Assista, abaixo, ao trailer do documentário One Bridge To The Next, que conta um pouco da história do movimento de medicina de rua.

Foto: Arquivo pessoal/Jim Withers 


Share

Débora Spitzcovsky
Débora Spitzcovsky

Débora Spitzcovsky é jornalista, formada pela Universidade Metodista de São Paulo e, desde o início da carreira, atua na área da sustentabilidade. Atualmente, é analista de comunicação sobre o tema na Duratex

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *