A marca de jóias (feitas com restos de grafite) que só emprega mulheres em situação de rua

A marca de jóias (feitas com restos de grafite) que só emprega mulheres em situação de rua
01 nov 2017

Sabe quando as paredes já estão tão velhas que começam a descascar? Na cidade de Detroit, nos EUA, esses pedaços de muros antigos grafitados que vão ficando pelo chão são coletados por mulheres em situação de rua e transformados em colares, anéis, brincos e braceletes.

O trabalho é da marca Rebel Nell, criada por Amy Peterson. A ideia surgiu em 2012, quando a designer corria por uma região da cidade em que sobram pedaços de muro pelo chão. O insight veio rápido: transformá-los em arte. E transformar a arte em um grito de independência para as mulheres que vivem em situação de rua na cidade.

A marca paga salário de cerca de US$ 12/hora às funcionárias e ainda oferece a elas apoio psicológico e aulas de planejamento financeiro, a fim de que consigam sair da situação de rua. Com cinco anos de existência, a empresa já empregou 15 mulheres sem-teto – sendo que 6 delas já concluíram seus ciclos na companhia, reergueram-se e saíram da empresa para ir trabalhar em outros lugares, deixando suas vagas para outras mulheres em situação de rua que também buscam uma oportunidade.

Para saber mais, assista abaixo ao vídeo do projeto!

As jóias da Rebel Nell estão à venda no site da marca – que, para os próximos anos, planeja aumentar o portfólio e fazer peças importadas, cuja matéria-prima serão pedaços de muros grafitados de outras partes do mundo. Demais, não?



Débora Spitzcovsky
Débora Spitzcovsky

Débora Spitzcovsky é jornalista, formada pela Universidade Metodista de São Paulo e, desde o início da carreira, atua na área da sustentabilidade. Atualmente, é analista de comunicação sobre o tema na Duratex

Observações

  1. Olhei o site deles e o trabalho é incrível!

    Se eu tivesse cartão de crédito, daria donativos para fomentar esse trabalho!

    Estão de parabéns!

  2. Jordane Gomes Diz: novembro 11, 2017 at 2:22 pm

    Muito da hora essa visão! Congrats to developers!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *