Pesquisadores criam tênis feito com CO2 capturado da atmosfera

Pesquisadores criam tênis feito com CO2 capturado da atmosfera
07 out 2016

As emissões mundiais não param de crescer e a ciência não descansa para encontrar maneiras de ajudar a controlar o fenômeno. A mais recente descoberta mostra que é possível coletar dióxido de carbono da atmosfera e transformá-lo em uma espécie de espuma. Ou seja, o que antes era poluição vira matéria-prima para a confecção de materiais usados por nós no dia a dia.

A primeira experiência da empresa NRG Energy utilizou o material para a produção da sola de um tênis. E deu certo! Agora, o desafio é transformar o processo em algo escalável. Segundo o presidente da NRG Energy, Gin Kinney, “a intenção é transformar o CO2 em algo tangível, que as pessoas possam pegar essa tecnologia e usá-la no cotidiano  — grande parte da população tem um par de tênis”, explica.

Batizado de Shoe Without a Footprint (Sapato sem Pegada de Carbono, em português), o protótipo foi construído para participar de uma competição que premiará a melhor iniciativa de reutilização de CO2. O vencedor levará para casa US$ 20 milhões.

Com o aprimoramento do projeto, espera-se que seja possível utilizar o material para fazer o tênis inteiro e não somente o solado. Já pensou ter um par de sapatos feito inteirinho de poluição?


 


Jéssica Miwa
Jéssica Miwa

Mãe do Gael, Googler, jornalista e cofundadora do The Greenest Post. Acredita em pequenas ações que podem mudar o mundo.

Observações

  1. ISSO SIM É TECNOLOGIA BEM INVESTIDA.

  2. Olá Jéssica Miwa,

    Muito legal o artigo a geração de resíduos no planeta é gigantesca e o dilema
    o que fazer com tanto “lixo”!
    Ler um artigo como este pelo menos da um alento pra humanidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *