Máquina instalada no metrô oferece créditos para passagem em troca de recicláveis

Máquina instalada no metrô oferece créditos para passagem em troca de recicláveis
11 set 2015

Você já deve ter ouvido por aí que “lixo vale ouro”. No caso da Retorna Machine, ele vale uma porção de benefícios – como recarga no Bilhete Único e descontos na conta de luz e na compra de livros.

Desenvolvida pelos jovens da Triciclo Soluções Sustentáveis, a máquina convida as pessoas a depositarem garrafas PET e latas de alumínio para reciclagem. Em troca, oferece pontos aos cidadãos, que podem trocá-los por diferentes “presentinhos”.

Interessou? Qualquer um pode participar! Basta abrir uma Conta Triciclo na máquina e começar a doar lixo para pontuar. Mais de cinco unidades já estão espalhadas por São Paulo, em shoppings, estações de metrô e rodoviárias, entre outros locais. Confira aqui os endereços de todas as Retorna Machines!

E esse é só o começo! Os criadores da iniciativa garantem que, pelo menos, 20 máquinas serão instaladas por toda a capital paulista e ainda mais benefícios serão oferecidos às pessoas que doarem seu lixo para reciclagem. Nós adoramos a iniciativa e você?

Confira, abaixo, o vídeo da Retorna Machine para saber mais detalhes. Vai torcer para a iniciativa chegar, também, na sua cidade?

Foto: Divulgação/Triciclo


Share

Débora Spitzcovsky
Débora Spitzcovsky

Débora Spitzcovsky é jornalista, formada pela Universidade Metodista de São Paulo e, desde o início da carreira, atua na área da sustentabilidade. Atualmente, é analista de comunicação sobre o tema na Duratex

Observações

  1. Nossa muito legal a iniciativa!! Eu amei a ideia…

  2. Uma esperança para chegaroos a ser um pais desenvolvido.

  3. […] Enquanto, em São Paulo, uma máquina instalada no metrô troca recicláveis por créditos para usar…, no Rio de Janeiro, os cidadãos ganham passe livre no BRT (Transporte Rápido por Ônibus) ao doar PETs e latas de alumínio para reciclagem. […]

  4. Fernanda Vilela Diz: novembro 9, 2015 at 1:49 pm

    Legal mesmo a iniciativa, parabéns! Mas a frase final do vídeo “Em poucos segundos você transforma seus resíduos em benefícios, e ainda ajuda o planeta” me chama atenção para uma inversão de propósitos.
    Na verdade, a motivação primeira deveria ser ajudar o planeta (o que aliás já é um grande beneficio, senão o maior de todos).
    Projetos tão válidos e importantes como esse devem ter apenas mais cuidado com a banalização da consciência ambiental.

  5. […] FONTE […]

  6. QUANDO NÃO ESTÃO QUEBRADAS ESTÃO CHEIAS… USUARIOS FAZEM MUITOS CADASTROS EM EMAILS E CPFS DIFERENTES E LEVAM FARDOS DE PETS PARA LEVAR PARA DEPOSITAR NAS MAQUINAS, DEVERIA TER ALGUEM DA EMPRESA PRESENTE PARA CONTROLAR ISSO, SÓ PERDI TEMPO…

  7. Precisa de mais informações do projeto de São Paulo sobre reciclagem. Por exemplo lugares que tem a maquina.

  8. JOSE CARLOS Diz: outubro 30, 2016 at 11:00 am

    BOM DIA, MORO EM CAMPOS DOS GOYTACAZES. COMO FACO PARA ADQUIRIR A MAQUINA?

  9. Daysilane oliverira Diz: dezembro 29, 2016 at 11:19 am

    A idéia é boa mas na prática não está fucionando!!
    A maquina q está no metro de pinheiros e a máquina q está no metro faria lima não estão fucionando a mais de 3 semanas…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *