Nada de cortar! Máquina australiana possibilita transplante de árvores

Nada de cortar! Máquina australiana possibilita transplante de árvores
04 nov 2014

É muito comum ver árvores sendo cortadas por conta do crescimento urbano. Apesar dessas plantas levarem centenas de anos para crescer e de trazerem milhares de benefícios para as cidades, quando o lucro é colocado na outra ponta da balança sempre leva a melhor. Uma alternativa? O transplante de árvores.

Para tanto, a empresa australiana Vicroads criou uma máquina capaz de remover e replantar a árvore em outro local – sem nenhum dano para ela.  Basta levar o caminhão até o local, que a tecnologia já dá conta do recado: cava em volta, sem danificar as raízes, e levanta a plantinha com a maior facilidade.

Esta é uma forma de preservar o meio ambiente e atender às demandas da urbanização. É a melhor solução? Talvez não! Afinal, as cidades precisam de mais árvores (em vez de cortá-las). Mas, sem dúvidas, a medida reduz os prejuízos.

Assista, abaixo, ao vídeo que mostra a máquina em ação.

Foto: digidreamgrafix/Creative Commons



Jéssica Miwa
Jéssica Miwa

Mãe do Gael, Googler, jornalista e cofundadora do The Greenest Post. Acredita em pequenas ações que podem mudar o mundo.

Observações

  1. Quanto custaria uma máquina dessas. Eu quero que minha cidade adquira.

  2. Nancy Gomes Diz: setembro 3, 2016 at 8:05 pm

    Que maravilha! Sempre esperei que fosse possível transplantar árvores adultas sem que fossem mortas! Agora isto é possível! Espero
    que isto represente um aumento substancial do
    numero de árvores no mundo para nossa saúde e aumento da água disponível para utilização da humanidade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *