Livro high-tech transforma água poluída em potável

Livro high-tech transforma água poluída em potável
12 maio 2014

Livros comuns podem nos oferecer conhecimento, vocabulário… Já o novo livro da organização Water is Life oferece água potável. Como? Desenvolvido pela McGill University, o Drinkable Book é todo produzido com um papel diferente, revestido com nanopartículas de prata que retêm poluentes e bactérias que fazem mal à saúde.

A ideia é que pessoas que não têm acesso à água potável rasguem as páginas do livro, as coloquem em recipientes com água contaminada e, logo em seguida, obtenham água boa de beber, 99,9% livres de qualquer poluente. Que tal?

Cada um dos livros possui 24 páginas, sendo que cada uma delas rende duas “porções de descontaminação”. E mais: cada folha pode ser usada para purificação durante 30 dias. Ou seja, apenas um Drinkable Book é capaz de oferecer água potável para uma família inteira durante quatro anos.

E, como todo livro, as obras também têm (bom) conteúdo: dicas e informações sobre saneamento básico e economia de água são impressas com tinta comestível.

Por enquanto, a invenção foi fabricada em edição limitada para experimentação, mas a ideia é distribui-la por comunidades de todo o mundo que não possuem acesso ao saneamento básico e à água potável. Saiba mais sobre a iniciativa no vídeo abaixo.



Redação
Redação

Também quer ver seu texto publicado no The Greenest Post? Entre em contato com a gente pelo e-mail colabore@thegreenestpost.com!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *