Lavar alimentos com bicarbonato de sódio elimina agrotóxicos em até 96%

Lavar alimentos com bicarbonato de sódio elimina agrotóxicos em até 96%
09 nov 2017

Esqueça a água sanitária na hora de lavar frutas, legumes e verduras! Estudo realizado na Universidade de Massachusetts, nos EUA, apontou que a forma mais eficaz de eliminar os agrotóxicos dos alimentos é lavando-os com água e bicarbonato de sódio.

Os testes foram feitos com maçãs, não por acaso a fruta que apresenta os maiores níveis de resíduos de pesticidas, segundo o Environmental Working Group. Após ficarem imersos por 15 minutos em água com bicarbonato, os exemplares testados apresentaram 96% menos agrotóxicos.

Para ter o mesmo resultado em casa, a dica é colocar 10 gramas de bicarbonato de sódio por litro de água usado para imergir o alimento e deixá-lo descansar nessa solução por 15 minutos. Em seguida, é importante ainda lavar as comidas em água com vinagre, a fim de matar também os germes que podem conter. E, claro, no caso de frutas e legumes, é sempre preferível descascá-los antes de consumir, uma vez que os agrotóxicos se concentram em maior quantidade na casca desses alimentos.

Já para se livrar totalmente dessas substâncias tão nocivas à saúde, o ideal mesmo é optar sempre pelos alimentos orgânicos. Nem todos, no entanto, têm condições financeiras para isso. Por enquanto…



Débora Spitzcovsky
Débora Spitzcovsky

Débora Spitzcovsky é jornalista, formada pela Universidade Metodista de São Paulo e, desde o início da carreira, atua na área da sustentabilidade. Atualmente, é analista de comunicação sobre o tema na Duratex

Observações

  1. Não, não se iluda. Não acredite no que a indústria do veneno quer fazer você acreditar, porque você NAO consegue remover o veneno do seu alimento. A única opção é comprar comida não envenenada, isto é, orgânica!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *