Brasileiro leva luz para comunidades pobres do país com garrafas PET

Brasileiro leva luz para comunidades pobres do país com garrafas PET
18 ago 2016

Durante um intercâmbio em Nairóbi, no Quênia, o brasiliense Vitor Belota Gomes, de 17 anos, notou que muitas casas e escolas não tinham energia elétrica: algumas salas eram tão escuras que as crianças não conseguiam nem ver as próprias mãos.

Pesquisando sobre soluções de iluminação de baixo custo, ele conheceu o trabalho da ONG Liter of Light, que constrói lâmpadas com garrafas PET.

Os vasilhames são preenchidos com água e alvejante e colocados nos telhados das casas. Assim, ficam ficam expostos à incidência dos raios solares que, pelo processo de refração da luz na água, conseguem iluminar o ambiente.

Cada garrafa fornece a mesma quantidade de luz que uma lâmpada de 55 watts, com a vantagem de não emitir gás carbônico. A solução foi criada pelo brasileiro Alfredo Moser, durante o apagão de 2011, e copiada por vários países.

Vitor voltou do intercâmbio com a ideia de disseminar a técnica no Brasil e, mesmo diante de vários preconceitos, criou a ONG Litro de Luz: “As pessoas me diziam: ‘Quem é esse playboy que quer subir no meu telhado e instalar uma garrafa?’”, conta.

Segundo ele, a maior reclamação dos moradores era a falta de iluminação nas ruas – e não nas casas. Focou a iniciativa, então, no desenvolvimento de soluções para esse fim.

Uma delas é o poste de PVC acoplado a uma placa fotovoltaica, que carrega uma bateria com capacidade para armazenar até 32 horas de energia e acende pequenas lâmpadas de LED dentro de garrafas. O sistema já foi instalado em comunidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Florianópolis.

A próxima cidade que vai receber o projeto de iluminação sustentável é Caapiranga, município de 12 mil habitantes no Amazonas. “Vamos entrar na Amazônia com um projeto de longo prazo. É a região mais carente de energia do Brasil, onde muitos dependem de geradores a diesel que só funcionam algumas horas por dia”, diz.

Voa, Vitor! 🙂



Razões Para Acreditar
Razões Para Acreditar

Algumas razões para continuarmos acreditando em um mundo melhor! >www.razoesparaacreditar.com<

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *