Itália proíbe uso de animais em apresentações de circo

Itália proíbe uso de animais em apresentações de circo
28 nov 2017

Aqui no Brasil, aproximadamente 11 estados possuem leis que proíbem o uso de animais em circos – mas ainda não há nenhuma lei federal a respeito do assunto. Enquanto não nos posicionamos como nação diante de um assunto tão importante, mais um país adotou lei que protege os bichos dessa atividade abusiva: a Itália.

LEIA TAMBÉM:
Itália oferece desconto no imposto para quem adota cão
A cidade italiana que só faz festas com fogos de artifício silenciosos em respeito aos animais

Para Jan Creamer, presidente do movimento Defensores de Animais Internacionais, viajar de cidade a cidade, semana após semana, apenas para entreter pessoas é absurdo, além de comprometer o atendimento às necessidades básicas desses bichos. “Nós aplaudimos a iniciativa da Itália e torcemos para que outros países se inspirem e acabem com essa crueldade”, explica.

Segundo ele, o movimento Defensores de Animais Internacionais teve participação ativa para que a nova lei italiana fosse criada e aprovada. Jan viajou até o país europeu para acompanhar de perto todo o trâmite e ainda ministrou um workshop para os políticos da nação para explicar sobre as investigações realizadas durante o documentário Lion Ark, que mostra o resgate de animais em um circo na Bolívia.

Os circos terão um ano inteiro para se adaptar a nova regra, que foi assinada no início de novembro. Estima-se que a Itália possua cerca de 100 estabelecimentos desse tipo, totalizando mais de dois mil animais enjaulados. Com a nova legislação, eles finalmente estarão livres para viver de forma mais digna.

Foto: ~Pawsitive~Candie_N/Creative Commons



Jéssica Miwa
Jéssica Miwa

Mãe do Gael, Googler, jornalista e cofundadora do The Greenest Post. Acredita em pequenas ações que podem mudar o mundo.

Observações

  1. celio martins Diz: novembro 30, 2017 at 9:56 pm

    Todo mundo adora criticar o Brasil, mas essa proibição vige aqui há anos! De toda forma parabéns para a Itália por ter acordado e passado a proibir esse absurdo!

  2. Parabens a Italia, que todos os paises do mundo sigam o exemplo,quanto ao Brasil,tomem vergonha e vigorem não só em alguns estados,mas em todos.

  3. Existe lei federal sim. Lei 10.220.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *