Itália oferece desconto no imposto para quem adota cão

Itália oferece desconto no imposto para quem adota cão
01 abr 2015

Leve 1 e ganhe 2… presentes! É assim que a adoção de cachorros de rua anda funcionando na Itália. Além de ganhar a alegria de ter um bichinho de estimação em casa, o adotante recebe um presente do governo municipal: desconto na taxa de lixo.

A medida já foi adotada por diversas cidades do país. Entre elas, Avellino, Bondeno, Francofonte, Lecce, Melizzano, Solarino e Terano. E contando…

O mais recente município a adotar a iniciativa foi Mascalucia, no leste da Sicília. A Câmara de Vereadores da cidade, que tem cerca de 30 mil habitantes, aprovou por unanimidade lei que oferece desconto de até 50% (cerca de 200 euros) na taxa de lixo para os cidadãos que adotarem um cachorrinho nos canis da prefeitura. O benefício é válido por três anos.

A ideia, claro, é incentivar a adoção de animais abandonados e, também, reduzir os gastos do município com a manutenção dos canis. É que, de acordo com o governo, um cão custa cerca de 4 euros por dia para as prefeituras, o que representa quase 1.500 euros por ano – ou seja, bem menos do que a quantia que o município deixa de arrecadar ao oferecer, aos cidadãos adotantes, desconto na taxa do lixo.

Mas e se pessoas interessadas, apenas, na dedução do imposto começarem a adotar os animais e não cuideram bem deles? As prefeituras italianas também estão pensando nisso! Para evitar maus tratos, uma equipe de agentes foi escalada para fazer visitas surpresas aos adotantes. Cada casa é vistoriada duas vezes por ano. Se algum maltrato for identificado, o cidadão é autuado na hora e o cachorro retorna ao canil.

Curtiu a medida? Novamente, fica aqui nosso protesto: gatinhos de rua também poderiam ser incluídos na iniciativa, não? Por enquanto, Fiumicino, localizada perto de Roma, é a única cidade italiana que também oferece desconto na taxa de lixo para quem adota bichanos. Nosso respeito a quem não esqueceu dos miaus! (;

Foto: Leland Francisco/Creative Commons



Débora Spitzcovsky
Débora Spitzcovsky

Débora Spitzcovsky é jornalista, formada pela Universidade Metodista de São Paulo e, desde o início da carreira, atua na área da sustentabilidade. Atualmente, é analista de comunicação sobre o tema na Duratex

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *