Com placas fotovoltaicas no teto, 1º trem que produz energia solar já funciona na Índia

Com placas fotovoltaicas no teto, 1º trem que produz energia solar já funciona na Índia
14 ago 2017

Conhecida por ter um índice de poluição do ar acima do normal, a região de Delhi, na Índia, ganhou seu primeiro vagão de trem capaz de produzir energia elétrica por meio de painéis solares. A eletricidade produzida é usada para manter ventiladores, iluminação e painéis de aviso.

Segundo o governo local, a expectativa é que a iniciativa contribua para que a região deixa de queimar 21 mil litros de diesel, antes usados para produzir essa energia. Nos próximos seis meses, mais 24 trens do mesmo modelo entrarão em circulação na cidade. Cada unidade evitará a emissão de 9 toneladas métricas de dióxido de carbono por ano.

No total são 16 painéis solares por vagão, capazes de gerar 20 kilowatt hora de energia limpa por dia. A ideia é que um sistema de baterias seja capaz de armazenar parte dessa energia gerada em horários de pico e que cada trem dure pelo menos 25 anos. Afinal, não é simples acoplar painéis em trens que se movimentam a 80 quilômetro por hora.

A medida visa encontrar maneiras mais sustentáveis de locomoção urbana. Por isso, além de produzir energia solar, os trens também possuem sanitários biológicos e utilizam biocombustíveis. Já pensou no Brasil?


 

Share

Jéssica Miwa
Jéssica Miwa

Mãe do Gael, Googler, jornalista e cofundadora do The Greenest Post. Acredita em pequenas ações que podem mudar o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *