Horta cultivada no topo de shopping de SP oferece alimentos frescos aos funcionários

Horta cultivada no topo de shopping de SP oferece alimentos frescos aos funcionários
22 fev 2016

Ter que ir ao mercado, depois do trabalho, fazer as compras da semana não faz parte da lista de afazeres dos funcionários do shopping Eldorado, localizado na cidade de São Paulo. É que, por lá, uma horta é mantida no topo do edifício, oferencendo hortaliças, legumes, verduras e ervas fresquinhos (e de graça!) para os trabalhadores.

Além de proporcionar aos funcionários e suas famílias uma alimentação mais saudável, a iniciativa reduz a quantidade de lixo que a administração do shopping envia, diariamente, aos aterros paulistas. Isso porque a horta é cultivada com adubo feito a partir dos restos de alimentos orgânicos descartados nos lixos da praça de alimentação do Eldorado. Legal, né?

A compostagem é feita no próprio local e usa enzimas que, segundo a administração do shopping, aceleram o processo de decomposição dos alimentos. Em vez de 180 dias, como costuma durar a compostagem, leva-se três horas para preparar o composto. Assim, cerca de 1 tonelada de lixo orgânico é transformada, todos os dias, em adubo para a horta do local.

Curtiu? A iniciativa tem feito sucesso e, inclusive, foi considerada destaque pela Abrasce (Associação Brasileira de Shoppings Centers). Como consequência, deve ser expandida. Atualmente com três mil m², a horta deve ser ampliada e cobrir todo o teto do Eldorado, que possui quase 10 mil m² de extensão. A cidade de São Paulo agradece!

Já pensou que sonho seria ter uma horta no seu trabalho, em que pudesse colher alimentos frescos para levar para casa?

Foto: Divulgação



Débora Spitzcovsky
Débora Spitzcovsky

Débora Spitzcovsky é jornalista, formada pela Universidade Metodista de São Paulo e, desde o início da carreira, atua na área da sustentabilidade. Atualmente, é analista de comunicação sobre o tema na Duratex

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *