Holanda quer banir carros movidos a gasolina, álcool e diesel até 2025

Holanda quer banir carros movidos a gasolina, álcool e diesel até 2025
17 maio 2016

Depois da Índia anunciar que terá apenas veículos elétricos em suas ruas até 2030, políticos holandeses recentemente propuseram um plano para banir todos os carros movidos a gasolina, álcool e diesel até 2025, incluindo os veículos híbridos. A ideia é que, em dez anos, a indústria automobilística só trabalhe com carros elétricos ou 100% movidos a hidrogênio.

E mais: os governantes locais também estão pedindo maiores investimentos em carros sem motorista, os chamados self driving cars, o que contribuiria (e muito!) para resolver o problema do trânsito caótico.

O parlamento do país já aprovou a proposta, mas ela não é unanimidade. Para o ministro da Economia, Henk Kamp, a ideia é irreal, uma vez que a estimativa para 2025 é de que apenas 15% dos veículos da Holanda sejam elétricos. Já Jan Vos, responsável pelo projeto, enxerga a medida como uma ação visionária, que não acontecerá da noite para o dia, mas é totalmente possível. Segundo ele, o país deve seguir os passos da Dinamarca, Noruega e Uruguai, que já possuem propostas semelhantes.

Pelo visto, ninguém quer ficar para trás nessa corrida pela mobilidade urbana sustentável. E aí, Brasil? Vamos acordar?

Foto: Philip Ray/Creative Commons



Jéssica Miwa
Jéssica Miwa

Mãe do Gael, Googler, jornalista e cofundadora do The Greenest Post. Acredita em pequenas ações que podem mudar o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *