Holanda fecha presídios por falta de presos (e os usa para abrigar refugiados)

Holanda fecha presídios por falta de presos (e os usa para abrigar refugiados)
24 maio 2016

Já contamos por aqui que a Holanda desativou 19 presídios, simplesmente, porque não há presos suficientes para ocupá-los. A novidade agora é que o governo decidiu usar esses espaços para abrigar os centenas de refugiados que chegam, todos os dias, ao país em busca de oportunidades.

São homens, mulheres e crianças do Oriente Médio e da África que arriscam suas vidas e atravessam o oceano para fugir da violência dos conflitos armados que acontecem nas regiões onde moram – seja por motivos políticos, étnicos e/ou religiosos. Eles merecem um lugar digno para ficar, não?

12 dos 19 presídios desativados no país já estão sendo ocupados por refugiados. A aparência dos lugares, claro, poderia ser melhor. Dormir dentro de celas, ainda que destrancadas, não deve ser a melhor das sensações. Mas já é uma ajuda e tanto para recomeçar a vida.

Na Alemanha, outra iniciativa de ajuda aos refugiados tenta encontrar lares por meio de uma plataforma no estilo Airbnb, enquanto na Turquia um casal de noivos trocou a festa de casamento por um banquete para quatro mil refugiados.

Um pinguinho de esperança em meio a tanta desumanidade…

Foto: Reprodução/National Geographic



Débora Spitzcovsky
Débora Spitzcovsky

Débora Spitzcovsky é jornalista, formada pela Universidade Metodista de São Paulo e, desde o início da carreira, atua na área da sustentabilidade. Atualmente, é analista de comunicação sobre o tema na Duratex

Observações

  1. Maria Fernanda Lopes Diz: maio 29, 2016 at 6:01 pm

    Bela inspiração

  2. infelizmente não é o caso do Brasil com suas celas lotadas e boa parte dos bandidos soltos em dias comemorativos que acabam não voltando e praticando novos crimes!

  3. Bom, que o cenário lembre uma prisão apenas no layout.

  4. Zeca Quequenia Diz: junho 3, 2016 at 12:54 pm

    Independentemente do lugar onde estão sendo acolhidos, é uma boa iniciativa dar um lugar para dormirem!

  5. LUIS OTAVIO -ME Diz: julho 29, 2016 at 11:42 am

    se fosse no brasil hoje muita alegria para todos

  6. Isso é resultado de uma nação, um povo que tem educação, bons princípios e cultura.
    Não se trata só de leis como muitos acham, ignorância pura.

  7. Poxa!!!
    Merece medalha de premio esse pais.
    pede pra reabrir e transferi alguns presos do Brasil…pq aqui tá tudo superlotado.

  8. Devemos segui o exemplo desse Pais, cria políticas pública, e torna Lei, preso tem que trabalha, e não reduzir a pena principalmente separa os de crime hediondo dos crime comum e fazer das penitenciaras abrigo para os desabrigados das ruas, melhorando as estrutura, nós o povo fazemos tudo que quisermos, quem se habilita?

  9. Enquanto isso no Brasil..a população carcerária feminina cresce exponencialmente sem lugares suficientes para os próximos anos.
    A masculina já está saindo pelo ladrão..caos total..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *