Holanda é primeiro país do mundo a não ter cães abandonados nas ruas

Holanda é primeiro país do mundo a não ter cães abandonados nas ruas
08 jul 2016

Ponto para a Holanda! O país acaba de fazer uma para ser lembrado ao tirar todos os cães abandonados de suas ruas. O que mais impressiona é que o governo não usou nenhuma medida “pouco simpática” – como sacrificar os animais ou trancafiá-los em canis – para conseguir o feito.

A primeira grande sacada foi investir em esterilização para que o número de cães que viviam nas ruas não mais aumentasse. O governo assumiu para si a responsabilidade e fez uma grande campanha de conscientização em que, além de castrar os cães abandonados, oferecia o serviço gratuitamente à população (evitando assim que novos bichinhos fossem jogados nas ruas).

Feito isso, o país partiu para a segunda etapa: conseguir donos para todos os cães abandonados. Grande parte dos holandeses opta por comprar animais de raça, em vez de adotar aqueles que precisam. O que fazer para mudar o cenário? Passou-se a cobrar altos impostos àqueles que quisessem COMPRAR bichos de estimação, como se fossem mercadorias.

As medidas deram retorno e para fechar com chave de ouro, o governo passou a aplicar multas altíssimas (daquelas que estão na casa dos milhares de euros) a quem for pego jogando animais na rua.

Pronto, meta atingida! O país se tornou o primeiro do mundo a não ter sequer um animal abandonado em suas ruas. Aprende, Brasil! E aproveita e estende a medida para os gatinhos. 🙂

Foto: Divulgação/Four Paws


Share

Débora Spitzcovsky
Débora Spitzcovsky

Débora Spitzcovsky é jornalista, formada pela Universidade Metodista de São Paulo e, desde o início da carreira, atua na área da sustentabilidade. Atualmente, é analista de comunicação sobre o tema na Duratex

Observações

  1. Ana Araújo Diz: julho 26, 2016 at 2:52 pm

    Bingo, infelizmente em um país que recém-nascido são jogados na lata do lixo o que esperar o que esse mesmo povo pode fazer com seus animais. Sou protetora e sei bem como funciona a cabeça dessas pessoas. Aqui o povo só vai aprender qdo começar a doer no BOLSO. Ponto.

    • Doer no bolso é muito pouco, Ana! as autoridades deveriam colocar na cadeia esses vermes imundos que maltratam e abandonam os animais! Mas em um país como o nosso; quando isso vai acontecer? (R: Dia de São nunca à tarde)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *